fbpx

Conheça os benefícios dos alimentos funcionais e como eles podem se tornar ótimos xaropes que garantem qualidade de vida para você e toda a família.

Alguma vez na vida você provavelmente já ouviu frases como: “tá com tosse? Vou preparar um xarope!” ou “uma colher de mel cura essa tosse rapidinho”. Isso porque a crença em alimentos orgânicos e naturais como bons curadores para a tosse vem de muito antigamente. 

Mas a verdade é que a relação entre alimentação e saúde vai muito além das crenças, alcançando o campo científico e empírico. Atualmente, existem diversos estudos que comprovam a eficácia de alimentos na prevenção e no tratamento de diferentes doenças.

Os conhecidos como alimentos funcionais, são prova disso. De acordo com o Ministério da Saúde,

Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças (…)

Pensando nisso, separamos 4 receitas de xaropes feitas com alimentos que você tem em casa para aliviar a tosse e melhorar sua qualidade de vida.

Mas antes, vamos entender a tosse…

Antes de irmos às nossas receitas, é importante entendermos um pouco mais a fundo o que é, de fato, a tosse.

De acordo com o Portal Drauzio Varella, a tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo. 

Em outras palavras, a tosse é a forma que nosso corpo encontra de avisar que há algo de errado com o aparelho respiratório. 

Ela pode ser causada por um simples resfriado, alergias ou doenças mais graves como bronquite e asma. Por isso, a visita ao médico quando sintomas como esse aparecem, é indispensável.

Ela pode, ainda, aparecer de duas formas: seca e produtiva. 

Na tosse produtiva a secreção se movimenta e é eliminada; na seca, esse catarro parece não existir. É importante avaliar se a tosse é realmente seca, ou se a secreção não flui por desidratação ou tratamento incorreto.

Como os xaropes agem em nosso organismo?

O xarope age irritando a mucosa, o que estimula as glândulas do aparelho respiratório a produzirem ainda mais catarro. 

Com a quantidade maior, o transporte fica mais fácil e, com isso, o muco é eliminado pelo corpo. Depois de eliminado, a tendência é que a tosse desapareça de vez. 

Mas afinal, o que é bom pra tosse?

Entendendo as causas e como ela pode se manifestar, conheça receitas 100% naturais e eficazes  de xaropes que aliviam e previnem cada tipo de tosse e devolvem o bem-estar para você e sua família. 

Xarope para eliminar o muco

Você vai precisar de:

1 xícara de mel;
4 cenouras médias; 
uma pitada de orégano;

Primeiro, bata a cenoura no liquidificador. Em seguida, coloque esse suco de cenoura e o mel em uma panela e leve ao fogo baixo até engrossar. Por fim, adicione o orégano e deixe descansando em um recipiente de vidro. 

Posologia recomendada: 1 colher de sopa de 3 a 4 vezes ao dia. 

Xarope para tosse seca

Você vai precisar de:

140g de raiz de gengibre;
Suco de 2 limões;
1 colher (de chá) de mel;
½ litro de água;

Para começar, ferva a água e o gengibre em fogo brando até reduzir essa mistura pela metade do volume inicial e desligue. Depois, coe e junte o suco dos limões. Por fim, adicione o mel. 

Posologia recomendada: 1 colher de sopa a cada 4 horas.

Xarope para melhorar a respiração

Você vai precisar de:

5 cabeças de alho roxo;
3 cebolas roxas;
500ml de mel;

Corte as cebolas, o alho e coloque os ingredientes em um recipiente de vidro. Acrescente o mel e deixe o pote fechado fechado por 2 horas. 

Posologia recomendada: até 2 colheres de 2 a 3 vezes ao dia

Xarope para prevenção

Você vai precisar de:

1 Abacaxi de tamanho médio;
1 colher e meia de gengibre raspado;
1 xícara de mel;

Primeiro, pique o abacaxi em pequenos pedaços e leve ao fogo médio em uma panela que não seja de metal. Assim que ferver, tampe a panela e desligue. Espere esfriar e passe na peneira, depois, acrescente o gengibre e o mel e guarde em um recipiente de vidro. 

Posologia recomendada: uso contínuo e diário, principalmente de tiver em contato com uma pessoa enferma.

Atenção!

Reforçamos aqui a importância do cuidado com a automedicação. 

Os xaropes caseiros são indicados para aliviar o sintoma da tosse mas, de maneira alguma, substituem o diagnóstico e tratamento médico. 

Conclusão

Continuamos batendo na tecla de que uma alimentação saudável sempre foi e sempre será sinônimo de uma vida com saúde e bem-estar. 

Por isso, mostrar os benefícios que diferentes alimentos e nas mais diversas formas podem trazer é, também, nossa forma de inspirar amor. 

Até a próxima!

Você também pode gostar de:

4 dicas funcionais para combater problemas respiratórios no frio

Economia e saúde, alimentos que você encontra na feira que são essenciais para uma vida saudável

WordPress Image Lightbox Plugin