fbpx

Fortalecer a musculatura dos pulmões com a prática diária de exercícios respiratórios simples ajuda a torná-los mais resistente às doenças do inverno

Os exercícios respiratórios têm sido amplamente sugeridos como forma de reabilitação das disfunções respiratórias causadas pela infecção da covid-19, doença que atinge principalmente o trato respiratório de pacientes infectados pelo Coronavírus

Antes disso, a fisioterapia respiratória ainda era pouco conhecida por grande parte das pessoas, que geralmente associavam a especialidade somente à reabilitação da coordenação motora.

No entanto, o fortalecimento da musculatura dos pulmões é, também, indicada para acabar com o desconforto na hora de respirar, facilitando a eliminação de secreções que se acumulam e acabam obstruindo os pulmões, em razão de fortes resfriados ou até infecções pulmonares mais graves, como pneumonias e bronquiolites.

A respiração pelo diafragma, o método do sopro e movimentos intercostais são alguns dos exercícios respiratórios mais utilizados para melhorar a oxigenação, diminuir ou reeducar a função respiratória e prevenir complicações quando a pessoa não consegue tossir sozinha ou quando o mecanismo da tosse não é capaz de eliminar as secreções.

Benefícios dos exercícios respiratórios

 

Algumas das técnicas de desobstrução brônquica adotadas pela maioria dos profissionais de fisioterapia, podem ser facilmente realizadas em casa por qualquer pessoa, em qualquer idade, e possuem diversos benefícios:

  • Facilita a entrada e saída do ar, melhorando a oxigenação;
  • Elimina secreções, desobstruindo os brônquios;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Diminui o tempo de internação hospitalar de pacientes da covid-19 e o uso da oxigenoterapia.

Agora que você conhece um pouco mais dos benefícios do fortalecimento pulmonar, leia o post até o final para aprender 5 exercícios respiratórios fáceis indicados pelo fisioterapeuta Rodrigo Peres, consultado pelo Jornal O Globo, para saúde de toda a família.

PHITÓSS ALERTA
Esteja atento aos sinais e ao persistirem os sintomas, procure orientação médica


5 exercícios respiratórios para fazer em casa fortalecendo a musculatura respiratória e aumentando a capacidade pulmonar

Fonte: Rodrigo Peres, fisioterapeuta consultado pelo Jornal O Globo.

1- Exercite a respiração normal: inspire pelo nariz (puxe o ar) uma vez e expire pela boca (solte o ar) uma vez. Faça três séries de dez repetições duas vezes ao dia (de manhã, após o café, e à noite, antes de dormir), com intervalo de um minuto entre as séries.

2-Em posição deitada, de barriga para cima e com o corpo esticado totalmente, flexione uma das pernas deixando-a apoiada no chão e eleve a outra, contando até cinco. Faça duas séries de dez repetições associando o movimento à respiração, puxando o ar quando a perna sobe e soltando quando desce.

3-Para manter o ar por mais tempo nos pulmões, incentivando o aumento da ventilação, puxe o ar pela boca uma vez e o segure de cinco a dez segundos. Libere o ar de uma vez pela boca, na sequência, de forma rápida. Faça duas séries de dez repetições pela manhã e à noite, com intervalo de um minuto entre as séries.

4-Para expandir a caixa torácica, puxe o ar pela boca uma vez enchendo bem o tórax, elevando os braços simultaneamente. Solte o ar lentamente, abaixando os braços. Faça duas séries de dez repetições pela manhã e à noite.

5-Sente-se, segure uma bola plástica leve entre as mãos e estique os braços para a frente, formando um ângulo de 90 graus com seu corpo. Levante e desça a bola, sempre com o braço esticado, associando o movimento à respiração, puxando o ar pelo nariz e o soltando pela boca. Faça duas séries de dez repetições.

FinalizandoViu só como alguns exercícios práticos podem ser facilmente incorporados à rotina e ajudar você e sua família a ter mais resistência e saúde para seus pulmões? Mas você também pode contar com o Phitóss, o xarope fitoterápico, à base da planta hedera helix, com ação mucolítica e broncodilatadora que aumenta a expectoração, eliminando as secreções das vias aéreas e facilitando a respiração. Phitóss é indicado para o tratamento de resfriados comuns e o alívio da tosse seca ou produtiva. O fim da tosse começa com Phitóss.


Esse artigo foi útil? Continue acompanhando nossa página para conferir outros conteúdos. 

Baixe agora O Guia Completo da Fitoterapia – Sua história, aplicação e curiosidades

Você também pode gostar de: 

Xarope expectorante: quais os benefícios e como ele age no combate à tosse

5 cuidados naturais com seus pulmões para ter mais saúde respiratória

WordPress Image Lightbox Plugin