fbpx

Benefícios que vão além do bem-estar

 

Quando o assunto é cacau e felicidade, vulgo chocolate, gostos e estilos se misturam. Mas a gente sabe que, quando alguns ingredientes dão lugar a outros, a mágica do “mais saúde” pode acontecer. Isso é real, já que este é um dos produtos que muitos chamam de superalimento, devido suas propriedades superiores e diversas.

Você sabia que o chocolate é rico em antioxidantes, por exemplo? Sim, esse alimento que promove tanta alegria por onde passa, além de algumas calorias, pode promover um montão de coisas boas para a saúde e bem-estar de nosso organismo, inclusive na produção de serotonina.

Vamos do início! Você deve imaginar que não é pouca gente que gosta da iguaria. Segundo uma pesquisa recente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), o chocolate faz parte da lista de compras de 82,6% dos lares brasileiros. É um dos queridinhos da população e está em inúmeras receitas e pratos, além do consumo comum do produto. Mas, nessa hora, como podemos fazer uma escolha mais saudável?

 

A matemática responde

É verdade que muitos rotulam o chocolate como vilão na dieta e perda de peso, mas segundo endocrinologistas, se consumido em quantidades adequadas e produzido com ingredientes mais saudáveis, o consumo tende ao equilíbrio do organismo e uma ação poderosa contra malefícios que, infelizmente, acometem muitas pessoas na fase adulta. É a matemática das porcentagens ajudando nessa missão! 

O chocolate meio amargo combina cacau, manteiga de cacau e açúcar. Nos outros tipos, em que o leite é adicionado, o resultado é um produto mais cremoso e doce, mas também mais gorduroso, devido às características do próprio leite. Dessa forma, o chocolate mais saudável é o que mais contém cacau, aquele mesmo, de gosto mais intenso. 

E sabe por que isso acontece? O cacau é um fruto com grãos. As amêndoas do seu interior são fermentadas, secas e torradas. Depois, são quebradas para a retirada da casca. O que fica é o miolo, o chamado nib de cacau, que é rico em minerais, vitaminas e flavonoides e dá origem ao chocolate. Uma superpotência dos alimentos, não concorda? Pois é, a tabela nutricional também nos responde isso.

 

Você pode gostar também

Como adotar novos hábitos de maneira consistente?

Os benefícios dos alimentos verdes para a sua saúde

Você conhece as PANCs? Elas podem trazer mais qualidade pra sua dieta

 

Os benefícios na prática

O chocolate meio amargo é fonte de mais magnésio, ferro, potássio e zinco que os outros. Isso contribui na aceleração do metabolismo e diminui a resistência à insulina, estabilizando o colesterol e a glicose também. Na prática, sua saúde vai te agradecer por alguns motivos:

 

1- Benefícios cardiovasculares

O cacau ajuda no fluxo sanguíneo entre coração e cérebro, além de conter flavonoides que melhoram a pressão arterial. Essa ação ajuda no bom funcionamento de vários órgãos vitais do corpo.

 

2- Menos inflamação

O chocolate atua na diminuição de inflamações crônicas, aquelas que são responsáveis por doenças como diabetes, infarto e Alzheimer. Isso acontece porque ele contribui na redução dos radicais livres, que causam inflamação, ou seja, mais qualidade de vida para as pessoas.

 

 

3- Proteção da pele

O fato do cacau ser rico em antioxidantes auxilia no combate ao envelhecimento e protege a pele. É comum encontrarmos produtos para cabelo e cremes hidratantes com esse ingrediente, por conta dessa característica.

 

 

4- Melhora da função cognitiva

Os flavonoides atuam no fluxo sanguíneo, consequentemente agindo na região cerebral. Dessa forma, atividades como raciocínio e memória são estimuladas pelo consumo do alimento, além da melhora de outras funções cognitivas.

 

 

5- Melhora do humor

O chocolate contém substâncias que estimulam a sensação de prazer e calma, melhorando o humor através da produção de hormônios da felicidade.

 

 

Na hora da escolha

Na hora de escolher pensando em uma melhor opção, leve em conta aqueles produtos que possuem mais de 70% de cacau e que contém pouco açúcar. O ideal é sempre ficar atento à tabela nutricional e conferir outros valores importantes, como carboidratos e porcentagens de gordura. É possível encontrar, em mercados e lojas especializadas, barras de até 99% de cacau na composição.

Outra forma de consumo que pode ser estratégica é fazer a troca do chocolate em pó pelo cacau em pó. Nutricionistas dizem que essa pode ser uma forma interessante de incluir o produto na rotina através de receitas culinárias e ao mesmo tempo, controlar o consumo de açúcar. Mas fique atento! O chocolate ainda é um alimento calórico e dessa forma, o equilíbrio no consumo é fundamental.

Essa escolha, entre os diversos tipos de chocolate, pode parecer um pequeno detalhe do seu dia a dia, mas realmente faz a diferença. Some-se a isso, a prática de exercícios físicos e cuidados fitoterápicos na rotina e pronto, você está permitindo seu corpo e mente estarem muito mais ativos e de bem com a vida.

 

Gostou da matéria? Conhecendo nosso blog, você tem acesso a conteúdos únicos que te inspiram a investir na saúde e fazer escolhas cada vez mais saudáveis!

WordPress Image Lightbox Plugin