fbpx

Qualidade no sono, qualidade de vida!

 

“Você também é quantas horas você dorme”. Essa máxima circula nas conversas de  internet e nos parece muito claro o porquê. O sono tem sido motivo de preocupação para milhões de pessoas. 

Essa é uma função espetacular de nosso corpo: durante o sono, acontece o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo. A mente descansa e os batimentos cardíacos se acalmam, promovendo a reposição de energia que nossos órgãos necessitam.

 

Sono X Qualidade de vida

Sim, dormir é uma das atividades que mais faremos durante a vida. Segundo uma matéria da SuperInteressante, o tempo que a gente passa dormindo é, de longe, o que mais consome minutos preciosos da vida: são quase 24 anos de sono. Mais precisamente, um brasileiro médio passa 23 anos, 9 meses e 7 dias de sua vida dormindo. Isso levando em conta oito horas de sono diárias e a expectativa de vida no país, que é de 71,3 anos.

Mas o que tem afetado esses números e fazendo com que as pessoas durmam menos e com menor qualidade? Bem, a vida moderna nos responde. Novos hábitos, mudanças e “movimentações” da sociedade nos dão alguns indicativos importantes.

O excesso de trabalho com certeza está na lista. As pessoas passam muito mais tempo dedicadas a reuniões, planejamentos e atividades do trabalho e, muitas vezes, se sentem incapazes de se desligar das tarefas e prazos curtos que as organizações exigem.

Outro fator muito considerável é o uso intenso de aparelhos eletrônicos. Durante mais horas do dia e da noite, as pessoas estão empenhadas em checar emails, redes sociais e responder mensagens. O fácil acesso à internet e mobilidade de celulares, tablets e notebooks, faz com que todos estejam o tempo todo conectados com o mundo e claro, também sujeitos às luzes desses aparelhos. O resultado podem ser dores de cabeça, irritação nos olhos e cansaço generalizado.

Somamos a isso o intenso excesso de informação a que estamos expostos e a ansiedade generalizada que tem acometido as pessoas. Não é difícil entender porque não conseguimos dormir e descansar adequadamente, embora essa seja uma das principais atividades que nosso corpo precisa para se manter ativo, saudável e claro, também produtivo.

 

A natureza pode ajudar

Nesse sentido, como será que a mãe natureza pode nos ajudar? Além da alimentação e conexão com áreas verdes que promovem o relaxamento e redução do estresse, algumas plantas podem auxiliar de diversas maneiras nosso sono. Veja se você já ouviu falar desses benefícios!

 

Babosa

Ótima escolha para a qualidade do ar. Suas características desintoxicantes e anti-inflamatórias se multiplicam ao seu poder de gerar oxigênio, purificando o ar.

 

 

Jasmim

A planta possui um aroma que é relaxante natural. Ideal para deixar no quarto ou próximo à janela para receber luz solar e se manter sempre bela.

 

 

Lavanda

Ideal para controle do stress e ansiedade. Seu óleo essencial funciona como aromatizador e pode diminuir a frequência cardíaca, promover relaxamento e, consequentemente, melhor qualidade do sono. Seu aroma promove frescor e pacificidade aos ambientes.

 

 

Lírio-da-paz

De beleza incomparável, lindas flores e folhas brilhantes, o lírio aumenta a umidade do ar e ajuda na eliminação de substâncias químicas e agentes infecciosos que podem causar alergias. É a perfeita junção de elegância e funcionalidade no sono.

 

 

Hera

Excelente opção para aqueles que sofrem de problemas respiratórios. A planta reduz a quantidade de mofo dos espaços e age como purificadora do ar. No entanto, pode ser tóxica para crianças e pets, então, o ideal é cultivá-la em lugares suspensos.

 

 

Desacelere

São muitas as opções de flores, plantas e ervas que podem ajudar na qualidade do seu sono. Mas seus hábitos também contam nessa busca. Desacelerar, manter a calma diante de problemas e fazer escolhas saudáveis na alimentação podem aumentar as chances do seu sucesso na hora de dormir.

Além disso, tire tempo para fazer o que te faz sentir vivo, feliz e relaxado. Diversos estudos mostram que dormir mal pode aumentar os riscos de problemas no coração e piorar crises de dores ou doenças crônicas. Por outro lado, uma noite bem dormida pode reduzir o risco de obesidade e hipertensão, além de ajudar na concentração, memória e cognição.

Por isso, caminhe sempre em busca de possibilidades de ser feliz e descansar adequadamente. Isso vai te proporcionar muito mais energia, a gente tem certeza!

 

 

Você também pode gostar:

Melhores aplicativos para meditação

3 dicas para melhorar a qualidade do ar em casa

Efeitos positivos da música no desenvolvimento de pessoas e plantas

WordPress Image Lightbox Plugin