fbpx

Como melhorar a qualidade do sono com técnicas de respiração!

 

A qualidade do sono está relacionada a inúmeros funcionamentos do corpo humano, seja na disposição para o dia a dia, para o humor, na capacidade do raciocínio, na ansiedade, até mesmo para a construção de uma saúde imunológica que esteja habituada para combater qualquer ameaça presente no nosso corpo. Ainda, um terço da população mundial se encaixa no quadro de pessoas que têm dificuldade de adormecer e/ou de manter um sono de qualidade ou regular. Se você faz parte desta porcentagem, não se sinta sozinho e nem confortável com essa condição. 

Dentre esta porcentagem, que não consegue regularizar seu sono, mais da metade se considera “conformada” com essa realidade, conforme pesquisa realizada pelo Centro de Controle de Doença dos Estados Unidos da América, em 2016. De acordo com as pesquisas, este resultado se deu perante um parâmetro estipulado de 7 horas dormidas por noite, muito embora, no Brasil, considere-se que o corpo do ser humano necessita de 8 horas de sono para sua qualidade de vida e bem-estar. 

 

 

Mas a culpa é de quem? 

A maior dificuldade encontrada para mudar esta estatística está intrinsecamente ligada à correria do dia a dia, o avanço do mundo tecnológico, a impossibilidade de desligar-se, a necessidade de ser produtivo e estar sempre à frente do outro. Trabalhe enquanto eles dormem é um mantra que está inclinado ao mundo competitivo da indústria mercadológica, mas é o inimigo número 1 para a saúde do ser humano.  

 

 

Não consigo dormir, tenho solução? 

 

Por mais difícil que seja ter uma noite de sono regular, a insônia, a qualidade e a dificuldade de dormir tem solução. 

Felizmente, os tratamentos alternativos são a melhor opção para que, a longo prazo, este problema se torne, cada vez mais, menor. Os métodos estão, majoritariamente, ligados à respiração, porque ela é uma das principais funções que está intrínseca à saúde física e mental. Como a família Phitóss está preocupada com a saúde e o bem-estar de todos, trazemos para vocês 3 alternativas que podem ser eficientes e se enquadrar com a rotina de cada um, Meditação; Yoga e Respiração 4-7-8. Confira abaixo: 

 

MEDITAÇÃO 

A meditação se configura como uma prática que regula a mente, o corpo e o espírito, de acordo com os seus praticantes, pelo silêncio e pelo controle da respiração. Os adeptos à prática afirmam que a essência da meditação é a simplicidade, justamente por ser um encontro consigo mesmo. Tendo sua principal relação com origens espirituais, como os monges, indica-se a orientação de um especialista para sua melhor funcionalidade.  Sua prática é recomendada até duas vezes ao dia, com sessão de 20 a 30 minutos. 

 

YOGA

A yoga é uma prática guiada, que necessita, inicialmente, de um instrutor. Muito além de formação de posturas e alongamentos, ela também visa a união entre corpo, mente e espírito, na prática filosófica entre a respiração e o movimento corporal, na ocupação do espaço, a favor de si mesmo. A yoga tem sua origem no budismo e no hinduísmo, utilizando da meditação para o autocontrole e relaxamento do corpo e da mente. O indicado é que a yoga seja praticada diariamente, e o melhor horário para sua prática é aquele que você conseguir.

 

RESPIRAÇÃO 4-7-8

A respiração 4-7-8 é uma técnica simples e, dentre todas as alternativas apresentadas, é a principal indicada quando o assunto é regulamentação e qualidade do sono. Segundo Mariane Yui, otorrinolaringologista especialista em medicina do sono, a técnica não possui uma comprovação científica, quando se trata de resultados de laboratórios, mas que possui resultados eficazes entre seus praticantes, auxiliando no relaxamento da mente, utilizando, também, do uso da meditação. A meditação, em questão, tem comprovação científica. Essa prática pode ser realizada diariamente, ao se deitar, e não necessita de um instrutor para ser realizada. 

 

Como fazer?

  1. Inspirar com o nariz durante quatro segundos; 
  2. Segurar a respiração durante sete segundos; 
  3. Expirar completamente o ar pela boca, sem mover a língua da posição, durante oito segundos; 
  4. Repetir o processo mais três vezes.

 

O indicado é que, inicialmente, o ideal é realizar a respiração 4-7-8 sentado, com postura ereta. Após um domínio da prática desta respiração, ela pode ser realizada deitado.  

Catchall (Catchall)