Confira as dicas de Phitóss!
Nossos avôs e avós são um símbolo perfeito da sabedoria popular, não é mesmo? É fácil termos memórias afetivas deles, sempre na busca por plantas capazes de fazer bem ao nosso organismo, chás que tenham funções medicinais e claro, temperos e uma alimentação mais natural.
Os anos passam, a cultura moderna oferece uma grande gama de alimentos processados e embutidos, mas é nítido um movimento das pessoas de volta às origens e busca de conhecimento na natureza. Algumas coisas mudam, outras nem tanto.
Ciência em foco
Segundo um artigo publicado pela Universidade do Rio Grande do Sul, nos últimos anos, a busca por tratamentos à base de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos pelo SUS mais que dobrou: o crescimento foi de 161%, segundo dados do Ministério da Saúde.
Isso reflete diretamente nas tendências modernas da busca por maior contato com a natureza, uma nutrição livre de conservantes e fármacos e produtos que tenham quantidades reduzidas de química e industrialização.
As queridinhas
Todos nós temos algo que gostaríamos de melhorar em nossos hábitos diários. Pode ser o sono que gostaríamos de melhorar em qualidade, o estresse que precisa ser controlado ou um problema digestivo que constantemente precisa ser tratado ou aliviado. Nesse sentido, temos inúmeras possibilidades. A prática de atividades físicas é uma ótima escolha e a alimentação também tende a ajudar.
É aí que podem entrar as ervas com bons princípios ativos. Claro que, dentre todas as ervas medicinais, seja por maior facilidade de encontrar na natureza e plantar, ou pelo gosto mesmo (quem nunca fugiu dos famosos chás de boldo), tendemos a ter algumas ervas como queridinhas e preferidas em nossa busca pela medicina popular. Veja as que selecionamos hoje para você!
Hortelã
A hortelã é uma erva expectorante e calmante. Ela é bastante utilizada para preparar chás, vitaminas ou sucos, juntamente com outras frutas, além de também ser usada para aromatizar sopas e sobremesas. A erva é uma das queridinhas no Brasil e pode ser encontrada, além de in natura, na forma de óleo, cápsulas ou em produtos cosméticos.
Camomila
A camomila é um excelente antioxidante e anti-inflamatório, atuando no combate da ansiedade e insônia. Seu chá é muito utilizado, principalmente por seu aroma agradável e suave, além de um sabor delicado.
Erva-doce
A erva-doce é outra erva que possui inúmeros benefícios ao corpo humano. É muito utilizada na forma de chá e possui propriedades curativas contra a gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dores de cabeça. Sem dúvida, uma erva coringa que possui muitas vantagens de uso.
Alecrim
O alecrim é outra planta que possui diversos usos, principalmente, culinários. A erva ajuda a aliviar hematomas e contusões, além de diminuir as dores provenientes das doenças reumáticas e articulares.
Erva-cidreira
A erva-cidreira é excelente no combate de gases e cólicas, além de ser um relaxante natural, pois possui efeito calmante, graças aos seus óleos essenciais. Outros benefícios são o poder analgésico e antiespasmódico, além de ser um bom combatente da herpes labial.
O poder da fitoterapia
A fitoterapia faz uso de medicamentos cujos constituintes ativos são plantas ou derivados vegetais, e que tem a sua origem no conhecimento e no uso popular. As plantas utilizadas para esse fim são tradicionalmente denominadas medicinais e têm ação comprovada cientificamente. Como o próprio nome deixa claro, a fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações para o tratamento de doenças. Cada fármaco é fabricado a partir de um componente exclusivo do reino vegetal.
A fitoterapia usa de plantas e ervas in natura para a fabricação de xaropes, pomadas e cápsulas. É o caso de Phitóss, por exemplo, xarope à base do extrato de Hedera Helix que combate a tosse carregada. Além dessa planta, algumas outras também são de uso comum, como a aloe vera e o gengibre. Embora seja considerada uma prática natural, a fitoterapia contém química, pois a matéria-prima de origem vegetal passa por processos industriais.
Veja mais sobre os artigos do Blog Phitóss e tenha sempre à mãos as melhores dicas para ter uma vida mais feliz e equilibrada!
Leia mais sobre ciência e natureza, nos artigos do Blog Phitóss:
A história da Hedera Helix na medicina
Homeopatia, naturopatia e fitoterapia: o que são cada uma delas?