fbpx

Parte do condicionamento físico está associado ao fôlego do seu sistema cardiorrespiratório, pois nem só de músculos vive um esportista. Na hora de praticar qualquer atividade física é muito importante que o indivíduo, além de manter o fortalecimento da musculatura corporal, também se preocupe com a respiração.

Se alguns minutos de exercício já são suficientes para te deixar ofegante, é sinal de que a sua capacidade para respirar e controlar melhor o uso do oxigênio ainda podem ser desenvolvidas.

Sim, isso é possível e nós vamos te mostrar como!

Confira abaixo 5 dicas de como aumentar o fôlego durante as atividades físicas.

Aprendendo alguns exercícios simples de respiração é possível controlar a entrada e saída do ar e até melhorar o desempenho quando a intensidade dos exercícios for maior. Tudo pronto? 1, 2, 3 e…valendo!

1-Realize atividades físicas regulares

Quando a prática das atividades físicas não é feita de forma contínua, é comum que os indivíduos tenham menos fôlego, já que a sua atividade aeróbica está enfraquecida.

É por isso que a prática de exercícios com frequência é tão importante, pois permite que o corpo vá se acostumando aos poucos e dê tempo para o metabolismo se ajustar ao novo ritmo.

Mesmo com o esforço físico, o coração e a circulação sanguínea já não precisam trabalhar tanto para suprir a oxigenação e, consequentemente, o sistema respiratório também passa a se regular de forma mais rápida.

Portanto, se você deseja desenvolver sua capacidade cardiorrespiratória, experimente intercalar a corrida com caminhadas mais leves, condicionando seu corpo a aumentar a oxigenação e recuperar o fôlego depois de um esforço maior. Os exercícios aeróbicos, como pular corda e andar de bicicleta, são excelentes para isso.

2-Respire corretamente

Conforme a intensidade do exercício aumenta, é comum que o organismo tenha que inalar mais oxigênio e também soltar mais gás carbônico. É por isso que uma respiração correta garante maior oxigenação para os músculos e gera mais energia e resistência na prática das atividades.

Segundo especialistas, quando respiramos da maneira mais natural possível, o fluxo de entrada e saída do ar é regulado por um mecanismo automático das vias aéreas, mesmo quando o esforço físico for maior.

Aprendendo a controlar o fluxo de ar antes de se cansar, ficará mais fácil controlar a respiração durante os exercícios. Nesse caso, invista em atividades que trabalhem o controle da respiração, como ioga e pilates.

3-Dê adeus ao cigarro

Depois de aprender como a prática de exercícios aeróbicos e a respiração correta podem te ajudar a aumentar o fôlego, é preciso estar atento (a) à saúde dos pulmões. Portanto, se você tem o hábito de fumar, aproveite a oportunidade para abandoná-lo o quanto antes.

A fumaça do cigarro danifica os alvéolos pulmonares, que são responsáveis por absorver oxigênio para o nosso organismo, diminuindo a capacidade respiratória. Além do que, o hábito de fumar não combina em nada com uma vida mais saudável e atividades físicas, não é mesmo?

4-Mantenha hábitos saudáveis

Manter hábitos de vida saudáveis dentro da sua rotina contribuirá ainda mais com o objetivo de aumentar a resistência para intensificar os exercícios físicos. Por isso, respeite as horas necessárias de sono, faça uma alimentação balanceada que garanta boas fontes de energia e não esqueça de se hidratar antes, durante e após as atividades físicas.

5-Pratique exercícios respiratórios

Pra finalizar, que tal colocar em prática três exercícios rápidos e fáceis para controlar a respiração e aumentar o fôlego?

Exercício 1: Inspirar o ar pelo nariz durante quatro segundos e expirar pela boca durante quatro segundos (10 repetições).
Exercício 2: Inspirar o ar pelo nariz durante quatro segundos, prender a respiração por quatro segundos e expirar pela boca durante quatro segundos (10 repetições).
Exercício 3: Inspirar o ar pelo nariz e expirar pela boca rapidamente, por um segundo (10 repetições).

ADVERTÊNCIA: indivíduos com problemas cardíacos devem praticar exercícios com orientação médica e supervisão física.

Gostou? Então se inscreva na nossa plataforma para conferir outros conteúdos, tirar dúvidas e se manter atualizado(a).

WordPress Image Lightbox Plugin