fbpx

Uma infância com sustentabilidade começa em casa. Através do exemplo, pais e educadores têm papel fundamental para a preservação dos recursos do planeta e na formação das gerações futuras.

Sustentabilidade. Essa palavra comprida e muito usada como irmã siamesa do meio ambiente, tem aparecido com frequência nas lições de casa em família ou anda meio sumidinha ultimamente?

Pode ser um papel lançado pela janela do carro, uma bituca de cigarro jogada na sarjeta ou a embalagem da bala aparentemente inofensiva caída no chão. Uma garrafa pet no mesmo saco de lixo dos restos de comida do almoço, um carregador de celular plugado o dia todo na tomada, as luzes acesas sem ninguém no quarto ou uma mangueira de água lavando a calçada.

Atitudes como essas podem parecer pequenas quando pensadas de forma separada, mas será que, a longo prazo, não são capazes de provocar impactos significativos na natureza e, porque não, no planeta? 

É aqui que a sustentabilidade entra na nossa vida e também na das nossas crianças: através do exemplo e das pequenas ações. E como um bom trabalho de formiguinha, pode ser realizado de pouquinho a pouquinho. 

Mas a gente garante que, além de prática, ter uma rotina mais sustentável não é nenhum desafio cabeludo e pode te ajudar a manter a casa em ordem, sua família e o planeta saudáveis, além de ser mais econômica.

crianças e sustentabilidade

O que é sustentabilidade e como introduzi-la na educação infantil?

O termo “sustentável”, do latim sustentare, significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar. Já o conceito mesmo de sustentabilidade surge em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida como a Conferência de Estocolmo, e basicamente se define como: 

“A ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais”.

Perceba que a introdução aos princípios da sustentabilidade para nossas crianças é uma tarefa coletiva, que deve envolver pais e responsáveis, e também os educadores, além de ser algo que deva dialogar também com o estilo de vida no qual nossos pequenos estão inseridos desde os primeiros anos da infância, para que seja o mais natural possível. 

E algumas escolhas e práticas cotidianas podem ajudar os adultos nesse processo:

crianças brincando de sustentabilidade

Escolha 1- Procure por escolas que tenham valores sustentáveis: Pense, o que você leva em conta antes de matricular o seu filho em uma instituição de ensino? Distância, indicações de outros pais, reputação… Mas é, também, fundamental investigar e conhecer um pouco mais sobre as filosofias, metodologias e práticas que serão adotadas no plano e na rotina educacional. Muitas escolas, por exemplo, já possuem valores sustentáveis como princípios pedagógicos, trabalhando e incentivando comportamentos ecológicos, sociais e econômicos na educação. Depois fica muito mais fácil mantê-los como um hábito em casa.

Escolha 2- Apresente e estimule o consumo de conteúdos ricos de entretenimento: O universo lúdico é sempre uma boa maneira de unir diversão e educação. Conteúdos musicais, em vídeos, filmes e animações podem descomplicar lições sobre sustentabilidade, educando de maneira leve e recreativa, além de ajudar a prender a atenção da criançada e criar conexões com o cuidado do planeta e o fim dos desperdícios. Busque por canais de YouTube, podcasts e sites com histórias e passatempos que, além de divertidos, possam ser consumidos por toda a família.

Escolha 3- Valorize marcas de produtos e de brinquedos com “selo verde”: Uma vida mais sustentável deve estar em todos os aspectos da vivência infantil. Quando valorizamos brinquedos e outros produtos infantis que estejam alinhados com a sustentabilidade e o consumo consciente, apoiamos marcas com papel relevante na sociedade, dizemos não ao consumismo, aos jogos que não são responsáveis com o meio ambiente, àquilo que é supérfluo e que não condiz com os valores que queremos transmitir aos pequenos.

Bem, agora que você já está mais familiarizado com o tema e percebeu que algumas escolhas podem te ajudar a construir uma infância mais verde para seus filhos, que tal colocar em prática mudanças de hábitos para uma rotina mais sustentável de um jeito fácil e criativo com a colaboração das crianças? Elas vão adorar! Confere só:

garota regando plantas

Horta em casa

Crianças que cuidam e interagem com as plantas, hortas e jardins adquirem mais anticorpos para a saúde, aprendem a cultivar a paciência, o cuidado e também o profundo respeito pelo meio ambiente. Além disso, imagine ter alimentos frescos e saudáveis sempre à mesa. Uma horta em casa pode ajudar os pais na preparação de refeições mais saudáveis, longe de agrotóxicos, incentivando a molecada a comer melhor.

Baixe o Guia compacto “Meu pequeno jardineiro – O que as plantas podem ensinar às crianças” desenvolvido pelo Phitóss e descubra lições pra vida inteira e opções divertidas para plantar em casa com seus filhos

Copinho de estimação

Você pode trabalhar a redução de lixos descartáveis como guardanapos, pratos, copos e talheres tanto em casa quanto no lanchinho da escola. Peça às crianças que escolham um copo de plástico reutilizável para ser usado e depois lavado. Uma boa ideia é aderir aos canudos de metal ou bambu e toalhinhas de tecido.

aprendendo sustentabilidade

Líderes da coleta seletiva

Adote lixeiras coloridas de coleta seletiva e encarregue as crianças de separar corretamente os materiais recicláveis por categoria: plásticos, vidros, metais e papéis. Aproveite para ensinar aos pequenos a fazerem também a reciclagem dos resíduos alimentares por meio da compostagem. Eles vão se encantar com o trabalho feito pelas minhocas e vocês ainda terão adubo fresquinho e caseiro para jogar na hortinha.

sustentabilidade com os amigos

Fábrica de brinquedos recicláveis

E se os pequenos fabricassem os próprios brinquedos? Depois de separar os materiais recicláveis na coleta seletiva caseira, garrafas pet, latas de leite, caixas de papelão,  rolo de papel higiênico, copinhos de iogurte e outros objetos que iriam para o lixo podem ser transformados em divertidos brinquedos recicláveis. Além de aguçar a criatividade, são peças chave para estimular a sustentabilidade na prática. Mas lembre-se de supervisionar e dar aquela mãozinha com o uso de tesouras, cola quente e demais ferramentas na hora da montagem. Ok?

Fechando ciclos…

O planeta é a nossa primeira casa e como tal,  precisa de uma rede coletiva de cuidado e carinho para se manter limpo, saudável e funcionando. Investir na educação sustentável é a chave para abrir portas e caminhos para que nossas gerações presentes e futuras tenham onde habitar.

Esse artigo foi útil? Continue acompanhando nossa página para conferir outros conteúdos. 

Baixe agora O Guia Completo da Fitoterapia – Sua história, aplicação e curiosidades

Você também pode gostar de: 

Saiba quais são as plantas medicinais e os fitoterápicos oferecidos de graça pelo SUS

Plantas No Ambiente De Trabalho: Conheça os Benefícios

WordPress Image Lightbox Plugin