A melhor hora para a mudança é agora
É normal vermos frases motivacionais na internet e Instagram e uma das muitas famosas sobre hábitos diz o seguinte: “o melhor momento para uma mudança foi há 10 anos atrás. O segundo melhor momento é agora“. É verdade que isso pode parecer clichê, mas há uma verdade muito profunda: muitas vezes subestimamos pequenos passos diários no quadro geral da vida e pior, às vezes nem acreditamos que podemos mudar.
Nossos hábitos diários dizem muito sobre nós. O que comemos ao acordar, que horas almoçamos, quantas horas trabalhamos sem fazer nenhuma pausa, o que fazemos com o tempo livre. Tudo isso é influenciado por muitas coisas, dentre as quais destacamos a cultura e o lugar onde nascemos e vivemos.
Muitas coisas interferem em nossas escolhas, mas claro, o potencial de mudança de nosso cérebro pode ser muito bem calibrado. Como? Treinamento. Aquilo que decidimos tirar do papel e colocar em prática muda tudo. Tudo mesmo.
Influências
Dois fatores que moldam muito nossa personalidade e estilo de vida são a nossa criação e a genética. A forma que aprendemos a fazer as coisas, muitas vezes, nos parece a única forma de ver e viver a vida, além da ação dos genes em nossa estrutura corporal e até onde sabemos, traços importantes de como somos e agimos.
Muitas coisas externas nos afetam, isso é fato, e parece que muitos percebem como essas predisposições, e também a rotina que “alimentamos”, impactam nossa saúde. Sim, as pessoas sabem que, embora o homem evolua tanto em medicina, inovação e tecnologia, nem tudo está indo bem em nossa vida contemporânea.
Em uma pesquisa feita com os brasileiros, em 2019, muitos analisaram a força dos hábitos diários em sua vida. Nessa autoavaliação, os brasileiros que responderam que consideravam sua saúde “boa” ou “muito boa” foram apenas 28,1%. Já os que consideraram seu estado de saúde como ruim ou muito ruim foram 5,8%. Sem dúvida, números expressivos e que nos alertam para uma pergunta: o que podemos fazer hoje para corrigir nossas práticas diárias e melhorar nosso bem-estar amanhã?
O que você está fazendo de ruim hoje?
Bom, é preciso acordar e mudar a rota. Para isso, trouxemos alguns hábitos que você pode estar fazendo hoje e que irão prejudicar seriamente sua saúde com o passar dos anos e avanço da idade. Você já ouviu sobre eles?
Procrastinação
Adiar, adiar e adiar. Empurrar coisas com a barriga pode atrapalhar suas metas e sonhos, e consequentemente, afetar sua felicidade e senso de realização pessoal. Sua saúde mental e física com certeza vai agradecer! Que tal ter mais confiança ao tomar decisões ou deixar a preguiça de lado?
Falta de disciplina
Não é todo dia que estamos motivados e animados para fazer coisas saudáveis. A verdade? Na maioria dos dias não estaremos e essa falta de disciplina pode atrapalhar a qualidade de vida. Como anda sua alimentação na busca por vegetais, frutas e proteínas boas? Está se movimentando e deixando o sedentarismo pra lá? Dorme pouco ou de forma irregular e não consegue se hidratar de forma adequada? A disciplina pode fazer um milagre na sua rotina e bem ao coração e mente!
Pessimismo
A gente se alimenta também dos pensamentos. Ruminar acontecimentos, ter sempre um problema para cada solução e cultivar sentimentos negativos pode aumentar drasticamente sua ansiedade, afetar sua forma de ver a vida e ainda causar problemas emocionais, gástricos e musculares. Dê um google sobre a psicologia positiva e saiba como quebrar as engrenagens do pessimismo!
Deixar sua mente para depois
Vivemos em uma sociedade que constantemente deixa o cuidado emocional de lado. Homens não podem demonstrar sentimentos e mulheres devem dar conta de tudo o tempo todo. Isso com certeza causa danos muito grandes. Que tal se conhecer melhor, tirar tempo para seus hobbies e aprender técnicas de relaxamento e melhora da respiração? Sua memória, produtividade e concentração vão dar gritos de alegria, acredite!
Uso excessivo de equipamentos eletrônicos
Dormir com o celular na cara e acordar checando mensagens e notícias. Essa é uma tendência do mundo moderno e claramente está causando muito desgaste e cansaço nas pessoas. E se você trocar as luzes constantes dos aparelhos por mais momentos de alongamento, leitura de um bom livro e tempo de qualidade com a família e o pet? Vá viver a vida lá fora, o jejum digital é estritamente necessário para o seu bem-estar!
Não se conectar com a natureza
Sabia que o contato com o verde permite que você altere a ação do seu corpo? Quando a gente se conecta com árvores, mar ou cachoeiras, nosso corpo tende a trabalhar no ritmo da natureza, a oxigenação cerebral aumenta e você consegue se desligar do futuro e do passado e valorizar o momento presente. Parece uma boa ideia, não?
Quem você quer ser amanhã?
O esporte e os coachs nos dizem algo importante: quem você quer ser amanhã? Sua obsessão por sua melhor versão não precisa ser pesada, impossível e estressante. Ela pode começar agora, com uma fruta no lanche da tarde, um momento offline e uma corrida no parque.
Acredite no seu potencial e em sua capacidade de ressignificar sua maneira de pensar, agir e falar. Cuide de você e dos seus e não se esqueça: ser melhor está nas suas mãos. Bora cuidar da saúde? Phitóss compartilha essa ideia e semanalmente prepara muitas dicas e informações de confiança para você seguir investindo na felicidade!
Quer mais dicas saudáveis? Confere aí:
Hidratação do corpo por dentro e por fora
Saúde respiratória: 3 motivos que provam que você precisa da Amazônia
Plantas em casa: benefícios para a saúde e a produtividade