fbpx

Nada melhor que começar o mês com boas ações para que você inspire seu mundo. E coisa boa, pra ficar melhor ainda, tem que ser compartilhada, não é mesmo? Pensando nisso, nós do Phitóss preparamos um artigo especial com cinco razões para acreditar no futuro e comemorar a Semana da Alegria aquecendo os corações. Então, fique com a gente até o final deste artigo e nos ajude a espalhar as boas novas por aí 😉

1.Brasil é o país com mais projetos inscritos em prêmio de sustentabilidade


O Brasil virou destaque como o país com o maior número de inscrições para concorrer ao Prêmio Zayed de Sustentabilidade dos Emirados Árabes Unidos, que vai conceder US$ 3 milhões a projetos do mundo todo que forem capazes de apresentar soluções nas categorias de Saúde, Comida, Energia e Água. Demonstrando ótimo desempenho em outras edições do Prêmio, criado em 2008, o Brasil lidera hoje a lista dos 151 países inscritos na iniciativa, seguido de Índia, Quênia, Estados Unidos e China.

Apostando na riqueza da nossa biodiversidade e também na diversidade cultural do nosso país, os brasileiros vêm conseguindo obter reconhecimento em diferentes iniciativas de economia sustentável, conhecimento e inovação com objetivo de transformar o mundo. 

De acordo com Gunter Pauli, economista belga autor do livro “Economia Azul” e um dos membros do conselho avaliador: “Esse conjunto de fatores oferece uma chance única de implementar um conceito básico de sustentabilidade: use o que você tem para responder às necessidades de todos, gerar valor e ir direto ao básico rapidamente”.

Os projetos inscritos farão parte da próxima edição, que será realizada em janeiro de 2022, e já são considerados como verdadeira vitrine do que vai rolar na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática – a COP 26, prevista para acontecer pós-pandemia.

Fonte: ECOA Uol

2.Estudante brasileira se prepara para ser Astronauta nos EUA

Aprovada em cinco universidades americanas, a estudante brasileira Andressa Costa, de Loanda, no noroeste do Paraná, de 20 anos, é a primeira mulher brasileira a fazer um curso avançado para astronautas. Morando há 3 anos na Flórida, EUA, onde estuda engenharia aeroespacial, Andressa teve apoio de uma instituição brasileira para deixar o país através de um intercâmbio para os Estados Unidos, onde finalizou o ensino médio.

Andressa, que atualmente trabalha em um projeto da Nasa com universidades para desenvolver um robô de mineração na lua, acredita que a experiência adquirida no exterior pode ajudar a incentivar também estudos e pesquisas em andamento no Brasil e, além disso, é claro, “inspirar outras garotas”

A jovem estudante conta que para chegar ao espaço, ainda terá mais três anos de universidade, um mestrado na França e mais a experiência no mercado de trabalho. Uma trajetória que, segundo ela, será combustível para alcançar a realização do sonho. 

Fonte: Só Notícia Boa

3.Projeto para acelerar vacinação contra a COVID-19 já beneficiou mais de 2 mil cidades

O Movimento Unidos Pela Vacina surgiu com o intuito de conectar empresas a municípios brasileiros que precisam de infraestrutura para acelerar a imunização contra a covid-19. São cerca de 1.800 municípios amadrinhados ao todo pelas empresas e aproximadamente outros 240 que receberam diferentes tipos de doações.

A iniciativa é liderada pela presidente dos Conselhos do Magazine Luiza, do Grupo Mulheres do Brasil, a empresária Luiza Trajano e  já beneficiou mais de 2 mil cidades brasileiras.

Funciona assim: o projeto faz a conexão entre o município que necessita de ajuda e o doador em potencial – ou seja, empresas, instituições ou pessoas físicas – com o objetivo de garantir que todos os brasileiros estejam vacinados até setembro deste ano. 

Entre os principais itens entregues pela iniciativa estão caixas térmicas com medidores de temperatura, refrigeradores para o armazenamento de vacinas e computadores. Graças às doações, o processo de vacinação tem sido acelerado, além de contribuir com melhorias para o SUS.

Fonte: virtz.r7.com

4.Pesquisadora cria código especial para pessoas cegas identificarem cores

Imagine ter que escrever as cores em cada uma das roupas, maquiagens e outros objetos pessoais. Foi observando essa realidade que a pesquisadora brasileira Sandra Marchi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conseguiu desenvolver um código especial que ajuda pessoas portadores de deficiência visual a identificar as cores em diferentes situações do dia a dia.

Os códigos podem ser impressos em adesivos discretos e colados em qualquer superfície. Segundo Sandra, a importância dessa iniciativa vai muito além da praticidade. Além de aumentar a acessibilidade, os símbolos geram maior autonomia no cotidiano dessas pessoas: “Só com isso, essa autonomia, melhora a autoestima e traz qualidade de vida a toda essa população com as pessoas com deficiência visual”, declara a pesquisadora.

Antes da codificação, a escrita em Braille era a forma mais comum das pessoas cegas identificarem as cores dos objetos. Entretanto, objetos como um simples batom, por exemplo, acabava se tornando trabalhoso para escrever cada cor, pois exigia espaço.

O código criado por Sandra, tem um símbolo para cada cor, também baseado no Braille, e pode ser aplicado para qualquer objeto, desde os menores até os maiores: “Pegando o ponto do braille, porque é a linguagem universal e juntando à teoria da cor. Assim eu consegui chegar ao resultado da ‘see color’. O que tornou muito fácil e muito lógico aprender”.

Fonte: Só Notícia Boa

5.Universitária registra patente de própolis verde contra avanço da Covid

A estudante brasileira Natália Raquel Silva de Oliveira, de 21 anos, que cursa Farmácia no Centro de Educação e Saúde, CES – da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG,  Campos do Cuité, na Paraíba, registrou uma patente farmacêutica de um composto do própolis verde para tratamento e prevenção da Covid-19.

Fruto de um projeto de iniciação científica, a pesquisa realizada por Natália consistia em simulações da interação de várias substâncias presentes no própolis verde com uma proteína de replicação viral do SARS-CoV-2, o que gerou a descoberta de três substâncias com potencial virucida: dois sesquiterpenos e um flavonóide.

O própolis verde é uma resina produzida por diversas espécies de abelhas com a finalidade de proteger a colmeia de agentes infecciosos e é considerado um dos antibióticos naturais mais potentes. Segundo explicações do professor Rafael Trindade, um dos orientadores da estudante, os compostos do própolis inibem a reprodução do vírus, impedindo que a doença avance: “Os resultados são bem animadores e incentivam a continuidade da pesquisa. Mas a melhor coisa que produzimos para a sociedade são profissionais competentes e inclinados a fazer um mundo melhor. É o que temos de mais valoroso”.

Fonte: Só Notícia Boa

Transformar para inspirar
Razões não faltam para seguir acreditando que um futuro mais consciente, sustentável, coletivo e empático é possível, basta começar uma boa ação hoje mesmo. Incorporar boas atitudes na nossa rotina, além de deixar a vida mais colorida e esperançosa, transforma tudo ao nosso redor e inspira um mundo melhor. É o que nós do Phitóss acreditamos.

Medicamentos fitoterápicos como alternativa natural no tratamento de doenças respiratórias

O uso de xaropes fitoterápicos tem se provado uma alternativa natural aos antibióticos e corticoides, no tratamento de diversas doenças do sistema respiratório como bronquites, asma e outros processos inflamatórios e alérgicos com tosse seca

ou produtiva. Com efeitos terapêuticos conhecidos e comprovados, o extrato seco da planta Hedera Helix tem dupla ação, broncodilatadora e mucolítica, que aumenta a expectoração, eliminando as secreções das vias aéreas, facilitando a respiração. Conheça o Phitóss, o xarope fitoterápico da Brasterápica.


Esse artigo foi útil? Continue acompanhando nossa página para conferir outros conteúdos. 

Baixe agora O Guia Completo da Fitoterapia – Sua história, aplicação e curiosidades

Você também pode gostar de: 

Saúde respiratória: 3 motivos que provam que você precisa da Amazônia mais do que imagina

Como ensinar sustentabilidade para crianças de um jeito fácil e divertido

 

WordPress Image Lightbox Plugin