fbpx

Técnicas de neuroarquitetura indicam que o uso de plantas em áreas verdes podem estimular a produtividade durante o home office, além de limpar o ar e criar um refúgio relaxante para os moradores.

Uma boa forma de transformar a relação com o espaço, é trazendo o verde das plantas para dentro de casa. Experimente colocar alguns vasos na mesa de trabalho durante o período de home office e você vai notar como horas intermináveis de frente para a parede podem se tornar menos cansativas e estressantes.

Desde o início da pandemia, vimos o verde crescer em contraste com o cinza dos prédios, criando em nós um sentimento de dependência da natureza e a importância de resgatarmos a conexão com as plantas mesmo nos espaços fechados.

plantas na mesa de escritório

Indo muito além da parte estética, a neuroarquitetura mostra como o ambiente pode impactar nosso cérebro e trazer benefícios reais para as pessoas e cidades quando aplicadas no dia a dia das pessoas. No Brasil, os estudos que vinham ganhando notoriedade em muitos centros comerciais, hoje mostram que projetos de arquitetura e interiores têm usado técnicas de paisagismo para estimular a produtividade, melhorar o foco e a concentração de quem trabalha de casa. Além disso, as mudanças no ambiente melhoram aspectos ligados à saúde e transformam a casa em um refúgio confortável e relaxante para toda a família.

Ficou interessado? Então veja abaixo os principais impactos positivos e benefícios proporcionados pelas plantas, hortas e jardins verticais em casas e apartamentos, segundo especialistas da área:

plantas na cozinha

Limpam, umidificam o ar e minimizam alergias

Uma lista, preparada pela NASA, com diferentes plantas que podem limpar o ar, mostra que as folhas do clorofito (Chlorophytum comosum) absorvem alergênicos como mofo e poeira e por isso conseguem eliminar até 90% das toxinas do ambiente interno. Impressionante, não é mesmo?

A mesma pesquisa indica a famosa hera (Hedera helix) para quem deseja ter um ambiente mais limpo e mais saudável para respirar. Isso porque, entre outras vantagens, a espécie é considerada a número um em filtrar o ar das nossas casas, principalmente porque é capaz de absorver altas concentrações de formaldeído, composto orgânico volátil que é tóxico à nossa saúde.

plantas no home office

Reduzem os níveis de estresse

Um espaço tomado pelo verde das plantas e de vasos com o desabrochar de lindas flores é capaz de reduzir os níveis de estresse, ajudando a controlar a ansiedade da rotina com filhos, trabalho e afazeres domésticos.

O contato visual com as plantas é um tranquilizante natural e ajuda a diminuir as doses de adrenalina do corpo. O resultado pode ser percebido quando há um aumento dos níveis de energia e o cérebro passa a receber mais oxigênio, ajudando os moradores a relaxar.

Aumentam a produtividade

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar, mas as plantas são ótimas para inspirar nossa mente e ajudam a aumentar os níveis de concentração do cérebro. Foi o que descobriram os pesquisadores de um estudo da universidade inglesa Royal College of Agriculture. Durante a pesquisa, estudantes que estavam em um ambiente com plantas conseguiram reter 70% a mais de atenção na realização das atividades.

Algumas espécies são mais resistentes aos espaços fechados e com pouca luz, como é o caso do bambu, geralmente usado na técnica chinesa de Feng Shui. Algumas outras espécies, como a espada de São Jorge, conseguem até sobreviver ao ar seco e às temperaturas geladas do ar condicionado das casas e escritórios.

Estimulam a criatividade

Está com bloqueio criativo? Calma, não se desespere! É normal, ainda mais quando estamos há tanto tempo fechados entre quatro paredes e longe do estímulo de outras pessoas e atividades físicas. Se esse tem sido um problema corriqueiro, nós temos a solução: vá para um local com muito verde. E quem aconselha  é Justin Hancock, especialista em jardins da Costa Farms. Plantas têm o poder de energizar os ambientes, favorecendo o fluxo das atividades realizadas, como é o caso da espécie cróton com suas lindas folhas coloridas.

Concluindo…

Levando em conta as necessidades diárias de trabalho, lazer e descanso dos moradores, os projetos de neuroarquitetura criam soluções e trazem inúmeros benefícios para o bom funcionamento dos lares e a rotina de afazeres de toda a família. Quando passamos a entender a dimensão que uma vida natural tem sobre nós e sobre tudo o que fazemos, podemos fechar os olhos, respirar o ar puro e ter um mundo mais verde como novo ideal de felicidade.

Esse artigo foi útil? Continue acompanhando nossa página para conferir outros conteúdos.
Baixe agora O Guia Completo da Fitoterapia – Sua história, aplicação e curiosidades
Você também pode gostar de:
Saiba quais são as plantas medicinais e os fitoterápicos oferecidos de graça pelo SUS
Plantas No Ambiente De Trabalho: Conheça os Benefícios

WordPress Image Lightbox Plugin