fbpx

Além de nariz, boca e pulmões, saiba quais são as estruturas e os processos para o pleno funcionamento do sistema respiratório.

 

Se existe vida em Marte, o homem ainda não descobriu. Mas uma das condições básicas que possibilitam a existência dos seres vivos aqui na Terra é, sem dúvida, a presença de oxigênio obtido através da respiração animal e também vegetal.

Logo, nosso sistema respiratório tem como principal função a captura e o transporte do oxigênio necessário para que as células do corpo funcionem, e a eliminação do gás carbônico.

Mas apesar da respiração ser um ato involuntário e inconsciente ou seja, que a gente não precisa pensar pra que ela aconteça , é importante (e também curioso) saber como cada estrutura do sistema respiratório contribui para que essa mágica aconteça.


E nós do Phitóss sabemos da importância do cuidado com as vias aéreas, afinal, quando o assunto é tosse e a melhora da respiração, a gente entende bem. Então, leia o artigo até o final pra saber mais sobre o funcionamento do sistema respiratório. Boa leitura!

 

Conhecendo os órgãos do sistema respiratório

O sistema respiratório é composto pelas vias aéreas respiratórias, que incluem:

  • Nariz;
  • Boca;
  • Laringe;
  • Traqueia;
  • Brônquios;
  • Pulmões e seus vasos sanguíneos;
  • Músculos como diafragma, intercostais, abdominais e do pescoço.

 

 

Mas a respiração vai muito além do ato de inspirar e expirar. Quer ver só?

Quando inspiramos, o oxigênio que está no ar é levado pelas vias respiratórias até nossos pulmões. E o ar, contendo dióxido de carbono, é direcionado para fora do nosso organismo.

No entanto, depois que o ar entra no nosso corpo, nariz e boca o aquecem para que a temperatura não irrite os pulmões. O corpo humano é mesmo perfeito, né?

Outro mecanismo bastante sofisticado são as células ciliares (sim, como os cílios  que temos nos olhos). Elas ajudam a capturar germes e partículas que estão no ambiente e podem ser inaladas junto com o ar.  E é através da tosse e dos espirros que estes agentes externos prejudiciais são expelidos. Apesar de incômodos, eles são muito importantes para nossa saúde.

Daqui não passa!

O epiglote funciona como uma espécie de lâmina e se encontra bem no início da laringe, localizada no pescoço. A laringe se abre quando respiramos e o epiglote ajuda a protegê-la, para evitar que alimentos e líquidos ingeridos passem pelas vias respiratórias e cheguem aos pulmões.

Pulmão, o órgão mais importante do sistema respiratório

 

 

O pulmão é o órgão do sistema respiratório responsável pela troca de gases. Isso significa que sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o gás carbônico (CO2) do nosso corpo.

Nessa mecânica, os brônquios, que mais se parecem com tubos, ajudam a levar o ar aos pulmões. Suas ramificações são chamadas de bronquíolos, que por sua vez se ramificam em alvéolos, semelhantes a pequenas bolsas de ar cobertas por capilares.

Curiosamente, o pulmão esquerdo é levemente menor do que o direito para poder melhor acomodar o coração que também fica do lado esquerdo da região torácica.

Os pulmões são divididos em cinco segmentos, ficando dois no lado esquerdo e três no direito. Quando parte do pulmão precisa ser removida por alguma razão, são justamente essas divisões que permitem que a gente continue respirando. 

VOCÊ SABIA?
Seu pulmão é capaz de armazenar até 5 mil litros de ar!

 

Aposto que você não fazia ideia de que seu pulmão consegue transportar até 10 mil litros de ar em um único dia. Demais, né? Nem mesmo os tanques mais potentes de gasolina são capazes de armazenar isso tudo. Mas é claro que a gente não usa toda essa capacidade.

 

Quando inspiramos e expiramos, os músculos que ficam ao redor dos pulmões têm a importante função de ajudar o órgão a se expandir e contrair. No mais, o sistema respiratório conta ainda com a ajuda extra da musculatura do pescoço e da região da clavícula que também contribuem para a respiração quando os outros músculos envolvidos no processo são incapazes de funcionar.

Finalizando…

Como percebemos no texto de hoje, a respiração vai muito além de levar oxigênio aos pulmões. O sistema respiratório é um sofisticado mecanismo formado por órgãos e estruturas que também protegem nosso corpo de partículas nocivas presentes no ar e que podem causar danos à saúde respiratória. 

Daí a importância da tosse, que apesar de chata, tem a importante tarefa de eliminá-las. Mas é preciso atenção! Tosse persistente e acompanhada de outros sintomas, como muco marrom ou esverdeado, presença de sangue, febre e dor, pode ser indício de alguma doença mais grave. Por isso, não hesite em procurar ajuda médica.

Phitóss é um fitoterápico à base da planta Hedera Helix que possui ação broncodilatadora e mucolítica, ajudando no combate à tosse, além de aumentar a expectoração, eliminar as secreções das vias aéreas e facilitar a respiração. 

Esse artigo foi útil? Continue acompanhando nossa página para conferir outros conteúdos. 

Baixe agora O Guia Completo da Fitoterapia – Sua história, aplicação e curiosidades

 

WordPress Image Lightbox Plugin