fbpx

A baixa umidade do ar provoca o ressecamento das vias aéreas e aumenta a ocorrência de doenças respiratórias nos meses de inverno, especialmente, a indesejada tosse.

Em tempos de estiagem é comum a diminuição da umidade do ar, afetando o organismo e facilitando a chegada de muitas doenças respiratórias. É só o inverno começar para o nariz ressecar e surgir aquela sensação incômoda na hora de respirar. Não é mesmo?

Isso acontece porque as mucosas das vias aéreas são as primeiras a sofrerem com as consequências do ar seco e do ressecamento. Com o aparelho respiratório mais sensível às mudanças climáticas, as crises de tosse, asma e rinites alérgicas acabam se intensificando.

Saiba identificar 5 tipos diferentes de tosse

Se a dificuldade para respirar só aumenta com , confira 5 dicas para aprender a umidificar o ar da casa sem grandes esforços. Com alguns cuidados simples, e até combinados, é possível aumentar a sua qualidade de vida e também a do ar.

1-Bacia com água ou toalha molhada na beira da cama

Para que a baixa umidade do ar não atrapalhe as suas noites de sono, experimente colocar uma bacia com água próxima à cama, assim ela vai evaporar e umedecer o ambiente do quarto, facilitando a respiração.

É importante trocar a água diariamente para impedir a procriação do mosquito da dengue, ou, reutilizá-la para regar as plantas da casa, evitando o desperdício.

Seguindo os métodos de evaporação, você também pode usar uma toalha molhada na cabeceira da cama. Como o tecido absorve bastante água, o ambiente ficará bem mais úmido com a vaporização lenta do líquido. Para aumentar o efeito da umidificação, vale deixar a porta do quarto fechada.

2-Aproveitando o vapor do chuveiro

Essa dica das antigas é excelente para aproveitar a umidificação entre os ambientes. Procure deixar a porta do banheiro entreaberta na hora do banho, permitindo que o vapor do chuveiro passe para outros cômodos de forma natural, ou ligue o ventilador para que ele se espalhe ainda mais.

Assim, as narinas ficarão mais lubrificadas enquanto você continua os afazeres comuns do dia a dia.

3-Invista em um umidificador de ar eletrônico

Ter um umidificador eletrônico pode ser um bom investimento para quem deseja tornar o ar de casa mais saudável. Inclusive, existem diversos modelos a preço bem acessível e mecanismo simples: basta colocar água no compartimento e plugar na tomada.

Porém, é importante controlar o tempo de uso, variando entre 3 a 4 horas, ou deixá-lo na intensidade mínima com a porta aberta, já que a umidade excessiva do ar pode ocasionar mofo no cômodo e prejudicar ainda mais a saúde dos moradores.

4-Aposte no poder das plantas

Assim como na natureza, as plantas também podem ajudar na purificação dos ambientes internos, pois possuem o poder de deixar o ar mais limpo, fresco e saudável, como verdadeiros filtros naturais. Isso porque elas conseguem reter e liberar mais umidade, além de bloquear a poeira do ar com as suas folhagens.

Portanto, aposte nas plantas dentro de casa para a climatização do ambiente, já que parte da água acumulada na terra e nos pratos acaba evaporando e aumentando a umidade do ar.

Com o aproveitamento de mecanismos naturais ou com o uso de aparelhos eletrônicos é possível diminuir o ressecamento das vias aéreas e ficar bem longe das doenças respiratórias. Certo?

Depois de aprender como melhorar a qualidade e a umidade do ar dentro de casa, você já pode respirar aliviado(a)! Ufa

Não deixe de se inscrever na página para ler outros conteúdos exclusivos.

https://phitoss.com.br/fitoterapia-beneficios-hedera-helix/

https://phitoss.com.br/5-dicas-praticas-para-levar-uma-vida-saudavel/

WordPress Image Lightbox Plugin