fbpx

A maior floresta do mundo é responsável por levar umidade para todo o Brasil, contribuindo para a saúde respiratória dos brasileiros e estabilidade climática do mundo.

 

Conhecida como “o pulmão do mundo”, a Floresta Amazônica é símbolo da maior biodiversidade do planeta, sendo a grande responsável, segundo cientistas, por de cerca de 24% do estoque de oxigênio mundial, produzido pelos vegetais no processo de fotossíntese, também usado nas etapas de sua própria manutenção.

Ainda que grande parte da liberação de oxigênio da floresta seja usada por ela mesma, a Amazônia retém altos níveis de CO2, um dos gases do efeito estufa que, em excesso, contribui para o aquecimento global.

E só por isso, já dá pra entender como sua preservação é essencial para a saúde respiratória, para o equilíbrio climático, bem estar e toda uma cadeia de vínculos entre o meio ambiente e a vida humana. Mas os motivos que fazem dessa gigante uma das maiores preciosidades da humanidade, não param por aí. Vem conferir com a gente!

 

Por dentro da Amazônia

Como vimos, a Amazônia desempenha um importantíssimo papel para a saúde respiratória e para a manutenção de expressivos biomas ecológicos, tanto para os povos indígenas e comunidades locais, como também para o restante dos brasileiros e do mundo, influenciando a qualidade do solo, dos estoques de água doce com suas grandes bacias hidrográficas e a proteção de uma enorme biodiversidade – segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, são mais de 2.500 espécies de árvores, 30 mil espécies de plantas, 2,5 milhões de espécies de insetos e mais de 2.000 espécies de aves e mamíferos catalogados – em um território que abrange nove países, além do Brasil: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Ao todo, são 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco deles de floresta tropical, o equivalente a um terço das florestas tropicais do mundo. A região também é conhecida por abrigar a bacia do Rio Amazonas, a maior do mundo, com cerca de 6 milhões de km² e mais de 1.100 afluentes.

 

Amazônia ameaçada

O berço de tamanha preciosidade da fauna e flora mundial, a Amazônia brasileira, enfrenta grandes ameaças à medida que suas florestas são queimadas ou devastadas todos os anos, tendo, ainda, o comércio ilegal de espécies ameaçadas de extinção e a intensificação do processo de aquecimento global.

Segundo a organização WWF, “grande parte das queimadas no bioma é criminosa e consequência direta do desmatamento, que avança cada vez mais rápido por causa do roubo de terras públicas, invasão de garimpeiros e exploração ilegal de madeira, entre outros”. Entre agosto de 2019 e julho de 2020, houve 33% mais desmatamento do que no mesmo período de 2019
Ano em que uma área de floresta equivalente a oito vezes a cidade do Rio de Janeiro foi derrubada.
Como consequência, cerca de 340 mil mortes prematuras por problemas respiratórios e cardiovasculares são atribuídas à fumaça de incêndios florestais, de acordo com o relatório “Queimadas, Florestas e o Futuro: Uma Crise Fora de Controle”. Inclusive, a fumaça das queimadas também podem estar associadas ao agravamento da situação de saúde respiratória da população durante a pandemia, o que aumenta o risco da infecção pelo vírus.

Graças ao importante trabalho científico e de ativismo ambiental realizados nas últimas décadas, fica impossível não reconhecer o forte vínculo que existe entre a saúde da floresta e a saúde da população do resto do mundo.

 

Motivos pelos quais você precisa da Amazônia

 

1. A Amazônia produz mais de 1.000 litros de água em forma de vapor por dia – os chamados “rios voadores”, levando chuva para irrigar várias partes do país e da América do Sul

 

Segundo estudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro pode bombear para a atmosfera mais de 300 litros de água em forma de vapor por dia – essa quantidade é mais que o dobro da água usada diariamente por um brasileiro. Enquanto uma árvore com copa de 20 metros de diâmetro bombeia mais de 1.000 litros de água por dia. Esse fenômeno é conhecido pelo nome de “evapotranspiração”, gerando massas de ar carregadas de vapor de água, conhecidas como “rios voadores” que “carregam” chuva para irrigar lavouras, encher rios e represas que alimentam hidrelétricas no resto do país e em partes da América do Sul.
No entanto, o alto índice de desmatamento acaba prejudicando a evapotranspiração e, como consequência, tanto a rota desses rios como o regime de chuvas no restante do país e diversas atividades econômicas podem ser afetados.

 

2. Assim como as demais florestas tropicais, a Amazônia pode armazenar de 90 bilhões a 140 bilhões de toneladas métricas de carbono

 

Sozinha, a Floresta Amazônica representa 10% de toda a biomassa do planeta, logo, ela possui uma imensa capacidade de reter e armazenar uma quantidade enorme de carbono, combatendo os gases prejudiciais do efeito estufa que vão parar na atmosfera, contribuindo para a estabilidade do clima em escala global.

Ao contrário disto, o desmatamento para o uso agrícola ou extração de madeira libera ou ilegal, acabam gerando a degradação e o desmatamento das florestas com a queima de combustíveis fósseis, aumentando significativamente a emissão de gases do efeito estufa.

 

3.Suas plantas e animais servem como base para a fabricação de inúmeros medicamentos. Ou seja, ela pode salvar a sua vida.

 

 

Os remédios usados por você e pela sua família têm uma forte ligação com a botânica e vida silvestre da Amazônia, já que mais de 10 mil espécies de plantas possuem princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle biológico de pragas, comercializados em todo o Brasil e outras partes do mundo, como fitoterápicos, fitocosméticos, couro vegetal, artesanato de capim dourado, artesanato indígena, açaí, guaraná, palmito e frutas tropicais.

Muitos cientistas e outros estudiosos da vasta riqueza amazônica acreditam que somente menos de 0,5% das espécies da flora foram, de fato, detalhadamente estudadas quanto ao seu potencial medicinal. Apesar disso, com o encolhimento em tamanho deste abundante bioma, em razão da depredação e queimadas criminosas, a riqueza da vida silvestre de suas florestas também acaba se reduzindo, o que afeta o uso potencial das plantas e animais que ainda não foram descobertos.

 

Uma riqueza para ser preservada

 

Motivos não faltam para demonstrar a beleza inominável e o valor sem igual da Amazônia brasileira para a manutenção de todo tipo de vida. Preservar a biodiversidade existente nessa imensa floresta e em tantas outras que fazem parte do bioma brasileiro, é garantir um futuro possível, com mais verde e saúde para as futuras gerações. E nós do Phitóss levamos a sério esse compromisso de transformar o mundo através do cuidado natural das famílias. Afinal, cuidar de quem e do que a gente ama requer segurança e garantia de que sempre estamos proporcionando o melhor. Conheça nosso fitoterápico à base da planta hedera hélix e leve esse cuidado para dentro de casa.

 

Baixe agora O Guia Completo da Fitoterapia – Sua história, aplicação e curiosidades

Você também pode gostar de: 

Como ensinar sustentabilidade para crianças de um jeito fácil e divertido

Xarope expectorante: quais os benefícios e como ele age no combate à tosse

WordPress Image Lightbox Plugin