Fumar pode acelerar a perda da capacidade respiratória e aumentar as chances de desenvolver doenças pulmonares crônicas e até levar à morte. Saiba como hábitos naturais podem te ajudar a deixar de fumar.
Além da conhecida nicotina, estão presentes na fumaça de um único cigarro cerca de 4.700 substâncias tóxicas. E essa informação não é velada. Ela está presente nos pontos de venda e nas embalagens, estas que tem as imagens chocantes dos males do fumo. São motivos de sobra para se questionar sobre continuar com esse hábito, mas ainda assim, muitos fumantes acabam caindo na mesma pergunta quando tentam deixar o vício para trás:
Por que é tão difícil deixar de fumar?
Não existe uma resposta simples para solucionar esse que é um problema de saúde pública mundial. Indícios químicos comprovam que a nicotina inalada na fumaça do cigarro é capaz de chegar ao cérebro em apenas 10 segundos, liberando os neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer, mas que também causam a dependência.
Adesivos de nicotina, dispositivos eletrônicos e chicletes que prometem o fim do antigo hábito de acender a um cigarro na rotina. Entretanto, alternativas naturais podem ser ótimas aliadas para diminuir a ansiedade e aumentar a determinação de quem quer deixar de fumar, agora, de uma vez por todas. Veja quais são elas:
1- Fitoterapia
Para a maioria dos fumantes, a pior fase da tentativa de abandonar o cigarro é o seu início, já que as crises de abstinência são mais fortes e também mais difíceis de serem controladas. Isso porque, parar de fumar, muitas vezes não está ligada apenas à dependência orgânica, mas a fatores psicológicos como a ansiedade e o nervosismo. A cura pelo poder das plantas tende a agir diretamente sobre esses aspectos através das suas mais variadas propriedades terapêuticas milenares.
- Ginseng – É uma planta cuja raiz é muito utilizada na medicina chinesa e ajuda no alívio da ansiedade, fadiga e estresse;
- Hortelã – Atua sobre o sistema digestivo e também ajuda a aliviar náuseas causadas pela abstinência do cigarro;
- Camomila, erva cidreira e maracujá – Para combater a irritação e a ansiedade e dormir tranquilamente, invista nos chás de ervas e frutas naturais calmantes;
- Erva de São João – Antidepressivo natural, geralmente presente na composição de remédios prescritos para parar de fumar. Acrescente no suco ou na sopa.
2- Acupuntura
Além da cura pelas plantas, outra prática milenar da medicina tradicional chinesa usada para combater o vício é a acupuntura. A técnica consiste na aplicação de agulhas sobre determinados pontos do corpo, conhecidos por meridianos, que agem diretamente no alívio dos sintomas que aparecem com a eliminação da nicotina, como a agitação, ansiedade, nervosismo, etc. Com a avaliação profissional, é possível identificar esses e outros detalhes que ajudarão no tratamento.
3- Exercícios físicos
Não apenas para abandonar antigos hábitos que fazem mal à saúde, mas para melhorar a qualidade de vida de uma forma geral, é que os exercícios físicos devem ser incorporados à nossa rotina. Você pode optar por caminhadas curtas pela manhã ou outros exercícios aeróbicos, que além de aliviar a ansiedade, serão excelentes para melhorar a resistência e a capacidade cardíaca e pulmonar.
4-Ingestão de água
Outro precioso hábito que pode (e deve!) ser usado a seu favor nesse reencontro com a saúde, é o aumento da ingestão de água. Quando a pessoa deixa de fumar, o próprio organismo consegue se limpar naturalmente, porém, com a ingestão maior de água, a desintoxicação da nicotina e demais substâncias se torna mais rápida. A cada vez que sentir vontade de levar o cigarro à boca, experimente trocá-lo por um copo d’água.
5-Meditação
Individual ou em grupo, a prática da meditação ajuda a abaixar a ansiedade, equilibrar as emoções e ter mais consciência das próprias necessidades físicas e mentais, especialmente no período de abstinência do cigarro.
6-Tratamento pelo SUS:
Programas de acompanhamento com orientações sobre o uso e as consequências do cigarro, grupos de apoio aos fumantes e outros métodos para enfrentar os sintomas de abstinência, são algumas ações promovidas pelo Ministério da Saúde para ajudar a combater o tabagismo. Ligue para o número 136 e se informe em quais Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de seu município o tratamento está disponível. Saiba mais em: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-parar-de-fumar/serie-dez-passos-para-parar-de-fumar-troque-experiencias-em-um-grupo-de-apoio
Deixar de fumar da noite para o dia é impossível, principalmente quando estão associados à dependência química, por isso, não seja radical. Procure ajuda profissional e invista em alternativas naturais que proporcionem uma rotina de vida mais saudável e ao mesmo tempo prazerosa.
Esse artigo foi útil? Continue acompanhando nossa página para conferir outros conteúdos.
Você também pode gostar de: 3 dicas para aliviar a ansiedade de forma natural
Até a próxima leitura!