Com a chegada das férias e as estações mais quentes, o piquenique pode ser um excelente programa de família!
Embora o inverno de 2021 não tenha sido, exatamente, a estação mais fria do ano, ele também não teve o clima mais propício para eventos ao ar livre, já que, além de temperaturas extremamente altas para estação, o inverno foi marcado pelo clima de baixíssima umidade.
O que parece ser diferente agora na primavera e no verão que está por vir, onde a chuva e o clima mais úmido voltou a níveis mais seguros para crianças, jovens, adultos e idosos. Além, claro, do avanço da vacina que nos mostra uma luz nesse túnel sombrio que foi a crise do Coronavirus.
Então, se o clima está propício, porque não aproveitar com a família um piquenique ao ar livre/ Phitóss compilou algumas dicas muito úteis pra fazer esse programa ainda mais gostoso.
5 Dicas para um piquenique zero estresse
1 – Preparação
“Não se preparar e estar preparado para a falha”. Essa frase, de um general estadunidense, expressa bem a importância de um planejamento prévio.
Uma conferida na previsão do tempo, uma pesquisada no Google sobre o local onde você pretende ir, e claro, o checklist antecipado do que você pretende levar para o piquenique são essenciais. Com a exceção dos alimentos, coisas como toalhas, talheres, protetor solar, repelente, etc. já podem estar na bolsa dias antes.
E, claro, é sempre bom uma conferida prévia pra ter certeza que tudo está lá. Você não quer aquela sensação de “puuutz, esqueci X coisa”, certo?
2 – Organização
Deixar tudo organizado no seu cesto de piquenique (ou no seu cooler/isopor) vai ajudar você a economizar espaço e manter os alimentos em melhores condições térmicas, evitando que eles estraguem ou fiquem passados antes da hora.
Uma boa forma de organizar o cooler é a seguinte ordem:
1 – bebidas geladas e placas de gelo;
2 – alimentos em potes plásticos
3 – frutas
4 – o restante das bebidas
5 – talheres
Em outra bolsa, você pode colocar a canga/toalha, os protetores e repelentes e mais algumas coisinhas. Desse modo, ao chegar no local do piquenique, você organiza as coisas de forma muito mais simples.
3 – A comida
Ponto super importante, afinal, é um piquenique. O cardápio, de preferência, deve ser leve e prático. Uma farofinha é uma boa pedida? Pode ser, mas e se o lugar ventar muito e voar farofa pra todo lado? Ou e os alimentos escolhidos tiverem molhos, caldos ou alguma coisa que precise da estabilidade de uma mesa pra ser consumido?
O cardápio ideal para um piquenique é aquele que você e as crianças, podem comer segurando com a mão, sem maiores complicações: bolos, sanduíches, tortas, frutas pré-cortadas, são alimentos práticos e que podem ser consumidos frios ou em temperatura ambiente.
É importante se atentar, também, à limpeza… Não é legal deixar os lugares públicos e/ou o verde com sua sujeira e ela pode, ainda, atrair insetos que vão estragar o piquenique, pior, podem até picar ou ferroar, como formigas, marimbondos e abelhas.
4 – Para onde vamos?
Muitas vezes o piquenique pode ser num parque ou bosque perto da sua casa, mas você também pode querer conhecer novos lugares e isso pode envolver um deslocamento de maior tempo. Por isso, é bom conhecer o local pra onde você vai e quanto tempo, em média, se leva pra chegar lá.
Além disso, é bom conhecer a infraestrutura do local para que você possa se programar melhor: horário de funcionamento, se tem banheiros, o comércio no entorno, o acesso de carro ou transporte público, etc. Tudo tem que levar em conta para que não existam perrengues que estraguem o seu momento.
5 – Seu lixo é sua responsabilidade
Não é nada legal ir para um parque, bosque ou locais assim e ver que tudo é sujo, com lixo acumulado, etc. Parcela disso é responsabilidade da administração local, no entanto, em uma sociedade, todo mundo deve fazer a sua parte. Portanto, recolha o seu lixo.
Leve sacolas extras para recolher e separar o lixo e deixe o local onde você fez o seu piquenique o mais limpo possível. Isso evita a degradação do local e proliferação de animais como ratos e pombos, atraídos pelo resto de comida e vetores de doenças, bem como formigas e baratas.
Quando cada um cuida do que é de todos, todo mundo se beneficia. Pense nisso.
Finalizando
Um piquenique ao ar livre é, sobretudo, um momento. Daqueles que você compartilha com amigos ou a família que fazem a gente lembrar como é bom ter conexões físicas com as pessoas que para nós são especiais. Quando nos programamos para que esses momentos corram da melhor maneira, adicionamos uma bela memória à galeria da nossa vida.
Até a próxima!