Jardim livre de pragas: confira receitas caseiras e naturais
Ter um belo jardim não é tarefa fácil, pois exige cuidado e dedicação com as plantas. Cada planta tem sua particularidade, como por exemplo a frequência de vezes que precisa ser aguada.
Além disso, um outro problema ainda pode surgir: as temidas pragas, que são muito comuns e, se não forem tratadas, podem destruir seu jardim. Mas não se desespere, iremos compartilhar algumas dicas e receitas caseiras e naturais, super fáceis de fazer, para você deixar suas plantinhas lindas e saudáveis.
O primeiro passo para eliminar as pragas é reconhecer quais são elas. Por isso, iremos te apresentar as mais comuns.
Cochonilha
Com uma aparência branca e meio gosmenta e algumas vezes pode apresentar verrugas marrons, elas costumam aparecer em grupo, na parte mais dura da planta, na haste, nervuras ou tronco, pois possuem preferência por se alimentar da parte mais rígida da planta. Outra forma de identificar uma possível infestação desta praga é a presença de formiguinhas pequenas na planta.
Para evitar que a cochonilha ataque sua planta, basta não deixar faltar cálcio para ela. Porém, caso a infestação já esteja acontecendo, mantenha a calma e passe uma escovinha na planta com água e sabão de coco, retirando as partes mais atacadas. Se a cochonilha estiver no substrato, mergulhe a planta em um vaso de água com umas gotinhas de detergente.
Pulgão
Eles podem ser amarelos, verdes ou pretos e surgir em bando. Parecem pequenos besourinhos, mas com olhos e pernas aparentes. Geralmente aparecem nas folhas das plantas, porém também podem se manifestar no broto, pétalas e botões. Se houver pequenas formigas ao redor, pode ser indício da presença de pulgão.
Para retirá-los manualmente, utilize um algodão embebido em álcool. A calda de fumo também é um bom inseticida natural para plantas atacadas por pulgões. O uso de adubos nitrogenados causam perda de nutrientes necessários para a planta e podem atrair estas pragas.
Formigas cortadeiras
Típicas de jardins maiores, elas são muito fáceis de identificar, afinal de contas, quem não conhece uma formiga, não é mesmo? Normalmente são pretas ou vermelhas e bem maiores que as formigas de açúcar, porém o problema é que elas costumam atacar mais durante a noite e não são vistas. Mas se sua planta estiver com cortes geométricos nas folhas, é um indício.
Evite-as adicionando matéria orgânica ao solo, pois esse tipo de praga indica que a terra está muito compactada e pobre em molibdênio. Mas, caso elas já estejam tomando conta do seu jardim, espalhe gergelim cru ao redor do vaso e perto do formigueiro e envolva os pés das plantas que são arbustos com lã bem felpuda, pois dificulta a passagem das formigas.
Agora que você já conhece as principais pragas de jardim, iremos compartilhar as receitinhas caseiras super fáceis de serem feitas e que vão te ajudar muito no dia a dia de cuidados com suas plantas.
Pimenta e Alho
Esta receita ajuda a repelir insetos que atacam o jardim.
Ingredientes: 100 g de alho + 100 g de pimenta + 2 litros de álcool.
Modo de preparo: Bata no liquidificador o alho e a pimenta. Despeje a mistura em uma garrafa escura junto com o álcool e deixe curtir por sete dias. Dilua 100 ml dessa mistura a cada 10 litros de água e pulverize as plantas que precisam ser protegidas.
Coentro
Ajuda a combater ácaros e pulgões.
Ingredientes: 10 folhas inteiras de coentro + 1 litro de água.
Modo de preparo: Cozinhe as folhas e a água por dez minutos. Espere esfriar, coe e pulverize a solução sobre as plantas doentes.
Camomila
A camomila é ótima para ajudar a combater fungos.
Ingredientes: 50 g de flores de camomila + 1 litros de água.
Modo de preparo: Misture tudo e deixe a solução em repouso durante três dias, agitando-a quatro vezes ao dia. Coe a mistura e pulverize-a sobre a planta.
Spray de alho
Ajuda a afastar os insetos das suas plantas.
Ingredientes: 15 dentes de alho + 1 litro de água
Modo de preparo: Amasse 15 dentes de alho e misture em 1 litro de água. Filtre com uma gaze e coloque em um borrifador. Pulverize a mistura em suas plantas por alguns dias e elas estarão livre de insetos.
Cebola
Esta misturinha ajuda a combater pulgões, cochonilhas sem carapaça e lagartas.
Ingredientes: 200 g de cebola + 2 litros de água.
Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e deixe descansar durante dez dias. Após o período de descanso, dilua 330 ml da mistura em 1 litro de água e aplique no local infestado.
Com essas dicas, logo seu jardim estará saudável novamente e com lindas flores. Ah, e lembre-se de manter os cuidados para evitar que essas pragas voltem a atacar suas plantas.
Quer ver mais dicas para te ajudar a levar uma vida mais saudável? Acesse nosso blog e fique por dentro de mais dicas e curiosidades. 😉