fbpx

Vantagens vão além da boa recuperação!

 

O câncer de mama é um dos principais tipos desta doença que acomete as mulheres. Todos imaginam como é um processo sensível, em que a paciente se acostuma com uma nova rotina, tratamentos intensos e mudanças de vida. Mas claro, depois do diagnóstico adequado e a remissão total da doença, um novo recomeço acontece e a busca por bons hábitos se torna o objetivo mais buscado pelas mulheres.

 

A importância do movimento

Se movimentar é natural do ser humano desde seu nascimento. Com meses de vida, o bebê já busca formas de engatinhar e meses depois, começa a dar os primeiros passos. Isso continua em nossa vida adulta, as crianças adoram correr e pular, os adolescentes gostam de esportes e os adultos buscam atividades úteis para a saúde física e mental.

Quando falamos de mulheres que já tiveram câncer de mama, a atividade física também é essencial, sendo alvo de muitos estudos. De acordo com uma matéria publicada pela Associação Beneficente Síria, um estudo internacional “liderado por pesquisadores da University of Missouri, nos Estados Unidos e acompanhou cerca de 600 mulheres tratadas com câncer de mama nos Estados Unidos, demonstrando uma redução na mortalidade daquelas pacientes que se mantiveram fisicamente ativas após o término do tratamento com quimioterapia.”

 

Benefícios diretos

Os benefícios das atividades físicas se estendem para todos, mas vamos ver as vantagens diretas deles para mulheres que já se recuperaram do câncer de mama. Vamos a eles!

 

Reduzem o risco de recorrência

Dados mostram que os efeitos das atividades físicas no organismo dessas mulheres contribuem para a redução do risco de recorrência da doença, fazendo com que todo o sistema imunológico seja fortalecido.

 

Auxiliam na caquexia

O exercício tem efeitos anti-inflamatórios e impacta positivamente a caquexia do câncer (perda de tecido adiposo e músculo ósseo), retardando seu desenvolvimento. Isso é muito benéfico para o bem-estar da mulher.

 

Mais equilibrio

Desfocar do problema ajuda a torná-lo mais leve e menor, por incrível que pareça. É preciso esfriar a mente, se concentrar em outras áreas e partes da vida e manter o equilíbrio de todo o organismo. Se alimentar melhor, dormir bem, estar com uma rede de apoio de confiança são mais alguns passos que podem auxiliar na fase pós-doença.

 

 

Combate aos pensamentos negativos

As atividades físicas são comprovadamente ativas para nosso cérebro por seu alto potencial de combater 

radicais livres e aliviar sentimentos negativos como angústia, ansiedade exagerada e melancolia. Além disso, uma boa caminhada, pedalada de bicicleta ou passeio no parque é suficiente para ajudar ex-pacientes de câncer a ter mais sensação de liberdade e melhora da autoestima.

 

 

Reconexão

Fica claro como os benefícios vão além da boa recuperação. Se movimentar é essencial e nesse sentido, estar ao ar livre também ajuda. O contato com a natureza é excelente para diminuir o ritmo da vida moderna, desacelerar e promover um espírito interno mais calmo e sereno.

É preciso reconexão com nós mesmos e confiar que há muitas ferramentas que nos ajudam nesse processo. Phitóss sabe disso e sempre irá te incentivar a buscar essas ferramentas. Acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais. Estamos sempre atentos a assuntos em pauta, dúvidas e sugestões de postagem!

 

Que tal ler também:

A relação entre respiração e o sono

A sabedoria das ervas medicinais

Rompendo o estigma: por que devemos falar abertamente sobre saúde mental

WordPress Image Lightbox Plugin