Repassada de geração em geração, a tradição do tratamento com plantas medicinais, mais conhecida como fitoterapia, resiste ao tempo e ao avanço dos remédios sintéticos.
Apostando no equilíbrio da vida moderna, muitas pessoas procuram adotar alternativas naturais de cuidado com a saúde do corpo. É por isso que a busca pelo tratamento fitoterápico, com o uso de plantas medicinais, vem crescendo e substituindo o uso de remédios sintéticos.
Saiba como pequenas mudanças de comportamento podem te ajudar a levar uma vida mais saudável. Aprenda como transformar antigos hábitos negativos de forma simples e eficaz. Baixe gratuitamente o e-Book “Boas práticas: Guia Funcional para uma vida mais saudável”.
As vantagens da fitoterapia são enormes: diminuição dos efeitos colaterais, menor custo e produtos facilmente encontrados em farmácias, feiras, ou mesmo, cultivados no quintal de casa. No entanto, não basta ter acesso a essas plantas, é necessário saber a maneira correta de utilizá-las.
Se você quer saber mais sobre medicamentos fitoterápicos, continue com a gente para conhecer as propriedades e os diferentes usos e benefícios do tratamento à base da planta hedera helix.
Medicamentos fitoterápicos
Os fitoterápicos são medicamentos obtidos com o emprego exclusivo de matérias-primas vegetais, com eficácia e riscos de uso comprovados através de estudos farmacológicos e toxicológicos, segundo orientação da Anvisa e das Vigilâncias Sanitárias Municipais e Estaduais.
Da mesma forma que outros medicamentos, os fitoterápicos necessitam de prescrição médica, pois podem apresentar efeitos colaterais, tóxicos e contraindicações, já que suas substâncias também são químicas, porém, produzidas pela natureza. Por isso, devem ter composição padronizada para segurança de uso e garantia de qualidade.
Agora que você já sabe o que são remédios fitoterápicos, conheça a hedera helix, uma grande aliada da fitoterapia no tratamento da tosse.
Tratamento à base de hedera helix
Apesar de ser conhecida como uma planta ornamental, as folhas da hera (de nome científico hedera helix) têm grande poder medicinal, principalmente no tratamento da tosse.
Com aspecto brilhante e carnudo, as folhas frescas de hedera helix são tóxicas e, portanto, só podem ser ingeridas se presentes na composição medicamentosa, como no xarope para tosse, por exemplo.
Sua versão industrializada é encontrada na fórmula de produtos de beleza, cápsulas ou xarope. O fitoterápico à base de hedera helix é disponibilizado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, sendo prescrito sob orientação médica.
Propriedades e benefícios
Especialmente indicada para o tratamento de doenças broncopulmonares, as folhas de hedera helix têm ação expectorante, aliviando broncoespamos e a produção de secreções, além de possuir propriedade analgésica, hidratante e cicatrizante.
A substância ativa da planta tem efeito broncodilator e mucolítico, diluindo o catarro e favorecendo a eliminação da secreção, o que aumenta a varredura do epitélio brônquico para induzir a expectoração e o alívio da respiração.
Além dos benefícios relacionados à tosse e demais doenças respiratórias, a hedera helix também pode ser usada em outras abordagens terapêuticas:
1-Tratamento da tosse
2-Controle de crises de asma e bronquite
3-Doenças do fígado e baço
4-Inflamações
Diferentes usos da hera
As partes frescas da hera são tóxicas, por isso, saiba como utilizá-las de maneira segura, aproveitando suas propriedades medicinais.
Chá para compressa: Feito das folhas secas da planta, o chá de hera só deve ter uso externo e em pequenas doses. Junte a água com um punhado de folhas e espere ferver. Desligue. Tampe por 10 minutos e depois aplique sob a área afetada.
A compressa também pode ser feita com água fria. Basta colocar as folhas secas em um recipiente com água gelada e amassar bem. Umedeça o pano e faça compressas nas regiões afetadas.
Estética: Para deixar a pele mais macia e hidratada, faça um chá com as folhas secas da planta, como ensinado acima, e depois tome banho com a infusão, evitando o contato com as partes íntimas.
Conhecendo diversos benefícios das folhas de hedera helix, vimos como o uso de remédios fitoterápicos podem ser alternativas naturais e eficazes no tratamento de diversas doenças, especialmente a tosse. Com eficácia medicinal comprovada, a fitoterapia vem sendo popularizada através de gerações, resistindo ao tempo e à medicação sintética.
Curtiu? Se inscreva na nossa plataformae continue conferindo outros conteúdos para se manter atualizado(a).
https://phitoss.com.br/tipos-de-tosse-saiba-identificar/