fbpx

Métodos naturais para acalmar as crianças são soluções inteligentes e cada vez mais procuradas. Pais que querem lidar de forma pacífica e amorosa com aquelas situações cotidianas onde as emoções dos pequenos estão mais afloradas.

A gente sabe, mas é sempre bom lembrar: crianças são, por natureza, agitadas e cheias de entusiasmo. E tá tudo certo! Mas, se mesmo depois de um dia cheio de atividades, seu filho ainda tiver energia de sobra para gritar pela casa, pular no sofá, correr no quintal, tirar os móveis do lugar e espalhar os brinquedos por aí. Nós temos a solução para acalmar as crianças!

Com um pouquinho de paciência e disposição fica mais fácil entender e lidar com a excitação dos pequenos. Usando meios naturais para organizar a rotina e manter uma vida emocional mais saudável.

Conheça 6 maneiras de acalmar as crianças. Sem recorrer ao velho truque da TV ou dos famosos joguinhos na tela do tablet.

 

1-Mantenha o ambiente tranquilo para acalmar as crianças

Já parou pra pensar que muitas vezes o comportamento agitado da criança pode ser uma reação aos estímulos do ambiente em que ela vive ou está?

Por isso, é fundamental que os pais ou responsáveis passem a observar e organizar uma rotina diária que ajude a identificar determinadas situações em que os pequenos se agitam mais que o normal e evitá-las conforme a noite chega.
Preparar um ambiente tranquilo onde a criança possa ficar sozinha relaxando e desacelerando das atividades do dia, ao mesmo tempo em que se sente segura, é uma ótima ideia.

Você pode, por exemplo, pintar o cômodo com cores claras, espalhar almofadas no canto do quarto, ligar uma musiquinha mais calma, incentivar a leitura de livros, apostar em lâmpada azuis no abajur etc. O importante é eliminar os estímulos sonoros e visuais, como TV, tablets, celulares e computadores.

2-Sempre em contato com a natureza para acalmar as crianças

Outra forma de manter as crianças a uma distância saudável das ferramentas tecnológicas, é proporcionando o contato com outros tipos de sons, cores e estímulos, como nos ambientes externos.

Se substituirmos os vídeos infantis por interações com a natureza, os pequenos terão muitos benefícios para o corpo e para a mente. Uma forma de liberar toda energia que naturalmente existe e deve ser vivida nessa fase.

Fazer brincadeiras na grama do jardim, respirar o ar limpo dos parques, ouvir o canto dos pássaros, observar as cores das flores e estar em contato com o sol, são estímulos sensoriais com efeitos calmantes não só para os adultos, mas também para as crianças.

3-Respiração do bem para acalmar as crianças

A prática de Yoga, Tai Chi Chuan e meditação guiada são outras atividades benéficas para despovoar a mente das crianças. Com tantos estímulos exteriores, aprender a controlar a ansiedade através da respiração correta, dos olhos fechados e da projeção de lugares tranquilos, faz toda diferença na rotina agitada que nossos pequenos estão inseridos.

4-Ter uma rotina é fundamental

Ao contrário do que muitos pensam, manter a rotina é fundamental, especialmente quando estamos falando de crianças. Para diminuir o estresse e a ansiedade dos pequenos, procure envolvê-los nesse processo.

Você pode criar um quadro com atividades diárias e colocá-lo em um lugar acessível para que as crianças possam interagir e se sentir parte importante da tarefa. A ideia aqui é criar uma sensação de estabilidade. Isso serve para definir as refeições em família, o horário do banho, da lição de casa, da brincadeira e principalmente da hora de ir para a cama.

5-Essências naturais que acalmam as crianças

Existem algumas fragrâncias naturais que acalmam e ajudam a controlar a hiperatividade. Elas podem e devem ser usadas na rotina de cuidado e carinho com os pequenos. Experimente usar os óleos essenciais derivados de plantas como lavanda, menta e laranja. Coloque algumas gotas da essência em um lenço, difusores de ambiente ou no preparo de um banho quente.

6-Adultos tranquilos, crianças tranquilas

Não basta querer introduzir e cobrar hábitos serenos na rotina da criançada, se nós adultos também não incorporarmos novas atitudes no dia a dia. Falar com o tom de voz mais baixo, pausado e calmo, além de proporcionar uma troca afetiva maior com seu filho. Demonstrar o controle necessário para que eles possam entender em quais momentos a bagunça deve ser contida. Portanto, lembre-se: adultos tranquilos, crianças tranquilas.

Esse artigo foi útil pra você? Então agora que as crianças estão mais calmas e você tem um tempinho maior pra relaxar, que tal conferir outros conteúdos da nossa página?

Quer acabar com a tosse? Compre Phitóss agora mesmo, CLIQUE AQUI!

WordPress Image Lightbox Plugin