Quem cuida o tempo todo, também precisa de um tempinho para si
Se fôssemos definir as mães em uma única palavra, talvez seríamos injustos. As mães são mais do que mulheres que tiveram filhos, são uma verdadeira representação da força da natureza.
No Brasil, segundo matéria divulgada pela Folha de São Paulo, há um número expressivo de mães: 7 em cada 10 mulheres são mães no país, e metade é solo. Se formos avaliar o contexto e dia a dia dessas mulheres, veremos o quanto o autocuidado pode fazer a diferença ao longo da jornada de vida delas como gestora de um bebê e uma vida.
A nova rotina
Antes de se tornar mãe, a mulher consegue ter seu dia todo planejado, consegue ter tempo para cuidar dela mesma. Com o nascimento do bebê, a rotina é desfeita e muita atenção é voltada para a nova vida que precisa de tanto cuidado e atenção.
No entanto, a mulher não pode esquecer que além de mãe, ela também é uma pessoa que precisa de atenção e carinho. Acontece que, em nossa cultura, a mulher acaba negligenciando autocuidados sem perceber, e quanto mais tempo passa, mais difícil fica para voltar a atenção a si mesma. Mas é algo fácil de resolver: são pequenas coisas do dia a dia que podem fazer com que a mãe se sinta bem consigo mesma!
Diário de bem-estar
Escrever necessidades e desejos em um diário pode ser muito útil tanto para a mãe de primeira viagem como para as mães de longa data. O seu diário do bem-estar pode conter lembretes de como não chegar à exaustão física e mental e também, aspectos de sua vida que te fazem mais feliz.
Vamos a algumas estratégias de como as mães podem manter seu autocuidado em dia:
Divida responsabilidades
Contar com o esposo é essencial. Mas se por acaso você for mãe solo, será que poderia contar com a ajuda de terceiros, parentes do pai da criança e sua rede de apoio? Dividir responsabilidades é essencial, sejam elas associadas ao bebê ou não. Será que você pode pegar menos trabalho ou menos compromissos para se sentir mais aliviada?
Hora da beleza
Tente não sacrificar o seu momento com o cabelo, a pele e as unhas. Parece bobeira, mas toda vez que você tira alguns minutos ou uma hora para se cuidar, sua autoestima ganha confiança e ânimo. Isso é vital para a sua rotina!
Alimente o corpo
Coma alimentos de verdade, descasque e tente ter lanchinhos saudáveis sempre à mão para não pular refeições ou ficar muito tempo sem comer. Dê preferência para boas proteínas, vegetais e frutas.
Não deixe o movimento de lado
Será que você poderia dedicar alguns minutos do seu dia para alguma prática física? Mesmo que seja um pequeno alongamento, meditação, yoga ou caminhada, se movimente! Muito do seu estresse diário e ansiedade podem ser aliviados com um esporte ou exercício.
Reserve tempo para as meninas
Sair para conversar ou receber amigas em casa são ótimas soluções para sua vida social. É preciso manter os relacionamentos, pois lembre-se: sua rede de apoio é vital para lhe ajudar a passar pelas fases da maternidade.
Momentos terapêuticos
Depois de todas essas dicas, fica claro como você, mãe, não é uma máquina. Todos precisamos de tempo e respiro das obrigações. Sua mente precisa de descanso para funcionar melhor e de forma equilibrada.
O que é terapêutico para você? Ir a uma terapeuta profissional, ter um hobby divertido, assistir sua série predileta, tomar um bom vinho. Lembre-se da importância de pequenos momentos diários e semanais para olhar para si e estar de bem com o seu autocuidado. Vai fazer muita diferença e Phitóss sabe disso!
Fique por dentro de nosso Blog:
Imunidade infantil: essa batalha é mais simples do que parece
Por que devemos falar abertamente sobre saúde mental?
A relação entre a respiração e o sono