fbpx

A natureza nos dá mais do que imaginamos! Pode ser que no quintal da sua casa estejam crescendo plantas comestíveis, sabia?

Existe um ditado, de um autor desconhecido, que diz:

“Todas as plantas são comestíveis. Algumas, só uma vez.”

Além de ser verdade, é um maneira bem-humorada (e por isso mais fácil de lembrar), que: sem o conhecimento necessário ou indicação de um especialista, não consuma plantas, folhas e flores que você não conhece e não permita que crianças e animais tenham acesso a elas também, pois há sim o risco de intoxicação e reações alérgicas perigosas para a sua saúde.

Por isso, antes de sair arrancando, Phitóss mostra pra você algumas plantas que você pode consumir com segurança e que ainda podem fazer bem à sua saúde.

 

 

As PANCs

 

Nós já falamos sobre PANCs aqui no blog, mas em uma recapitulação breve, PANCS é a sigla usada para Plantas Alimentícias Não Convencionais. Em nossa dieta (ou da maioria das pessoas) nós comemos vegetais, frutas, legumes, verduras e, folhas, alface, agrião, acelga, rúcula, etc.

Tais folhas são amplamente conhecidas e de fácil acesso, encontramos no mercado, na feira, na quitanda… Uma PANC é uma folha cujo seu caráter comestível ainda não foi difundido a ponto de ser conhecido ou consumido por todos.

São plantas que você pode comer, em saladas, e molhos, fazer sucos, são ricas em fibras e nutrientes e possuem muitos benefícios à nossa saúde. Aqui no Brasil (como sempre) existem mais de 10 mil tipos de PANCs, mas consumimos cerca de 300 espécies apenas.

É claro que não dá pra decorar os mais de 10 mil tipos, e pode ser que você não conheça nem metade das 300 mais comuns, mas temos que começar de alguma forma, certo? Por isso, Phitóss te apresenta 5 plantas que são comestíveis e que podem estar crescendo aí na sua casa, no seu quintal, na praça mais próxima ou até mesmo na sua plantação.

5 plantas que é bem possível que você não conheça e muito menos que sejam comestíveis

 

Bertalha

*reprodução greenme.com.br

A bertalha tem sua folha bem verde em formato de coração e uma pequena florzinha, esta produz um corante natural roxo. Talvez seja por isso que o sabor da bertalha lembre o da beterraba. A bertalha pode ser usada em saladas e sucos, e pode ser consumida refogada, cozida ou na sopa… 

Suas vitaminas mais abundantes são a A, B, B2, B5 e C, além de ser rica também em cálcio, ferro, magnésio, manganês, potássio, sódio, zinco, fósforo e clorofila. Super folha, hein?

A bertalha também é bastante usada no tratamento de quadros inflamatórios, doenças hepáticas e problemas oculares.

Por último. É recomendado refogar ou cozer a folha antes do consumo para eliminar o ácido oxálico contido nela, da mesma forma que o espinafre, por exemplo.

Capeba

*reprodução greenme.com.br

A capeba é uma boa pedida para quem curte sabores picantes, pois a planta é parente da pimenta do reino. Ela se apresenta na forma de uma folha grande e larga, rugosa com formato de coração. Você pode usá-la pra fazer charutinhos recheados, ou na sopa, cortada em tiras finas.

O chá da planta é muito poderoso e ajuda no combate de uma série de males graças às suas propriedades antirreumáticas, antianêmicas, anti-inflamatórias, de combate à febre, vermífuga, diurética, emoliente entre outras.

Além do chá, outras partes da planta, como sua casca, pode ser usada para tratar problemas respiratórios.

 

Erva-Luiza

*reprodução hortodidático.ufsc.br

 

A erva-luiza, também conhecida como erva-da-pontada, cidró e outros nomes é uma planta com folhas mais compridinhas e finas com flores brancas ou rasadinhas, são arbustos que têm entre 2 e 3 metros e são bem aromáticas. Uma boa pedida pra ter no quintal, né?

No consumo, ela é ótima pra fazer chazinhos calmantes e este chá pode ser usado também para combater febres e ajudar em quadros de gripes e resfriados, problemas digestivos, além de ser antiespasmódica e analgésica.

 

Guasca

 

 

Uma das mais fáceis de achar, por conta da sua florzinha característica. A guasca também é conhecida como picão-branco com folhas pequenas e verde-escuras com a flor de pétalas pequenas, na cor branca e miolo amarelo.

O sabor da guasca lembra o da alcachofra e é bem usada na culinária colombiana, usada no arroz, em saladas de raízes e nas carnes brancas. Para extrair seus sabores e aromas, é bom ferver bem a guasca antes do consumo.

Por fim, a guasca é rica em vitaminas do complexo A, B e C e podem, facilmente, ser encontradas em praças, jardins, terrenos não construídos até mesmo no espaço entre as guias da calçada. Por isso, é importante lavar bem a sua plantinha e sempre fervê-la, tanto para a eliminação de agentes contaminantes quanto para extrair seus benefícios.

 

Folha da batata-doce

 

A batata-doce em si traz muitos benefícios em seu consumo, tanto que é a queridinha das pessoas dedicadas à malhação e a musculação mais pesada. O que pouca gente sabe é que as folhas da batata doce também são comestíveis.

Elas são ricas em nutrientes, anti-inflamatórios e antioxidantes e podem ser usadas em tortas, molhos e como acompanhamento, do mesmo modo que uma couve ou o espinafre, por exemplo. Pra você ter uma ideia, um estudo realizado na Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, indicou que as folhas de batata-doce tem mais nutrientes que o próprio tubérculo.

E sabe mais uma vantagem das folhas da batata-doce? Você pode cultivar em casa de maneira muito fácil. Só precisando de uma batata-doce, um pote de água e palitinhos de churrasco. Coloque a batata num pote de modo que metade dela fique em contato com a água e a outra metade fora. Depois de um tempo, a metade submersa vai criar raízes enquanto a metade ao ar livre vai gerar brotos e folhas como uma trepadeira. Lembre-se de trocar a água com frequência e pronto!

 

*reprodução conexão planeta

Finalizando

 

As plantas que crescem no seu quintal, na praça aí perto ou no seu condomínio são mais um exemplo de como é importante preservar o verde nos ambientes urbanos (e em todo lugar) e como podemos sempre nos beneficiar do que a natureza nos proporciona.

Conhecia essas plantas? Conhece outras que poucas pessoas sabem que são comestíveis? Compartilhe com a gente!

Até a próxima 😉

 

 

WordPress Image Lightbox Plugin