O emprego da fisioterapia respiratória pediátrica é utilizada para eliminar a secreção das vias aéreas de crianças e bebês que sofrem de problemas respiratórios.
A fisioterapia respiratória pediátrica ainda é pouco conhecida por grande parte das pessoas, que geralmente associam a especialidade somente à reabilitação da coordenação motora.
O que muitos pais não sabem, é que esse ramo fisioterápico é altamente recomendável para acabar com o desconforto dos pequenos na hora de respirar, facilitando a eliminação das secreções que se acumulam e acabam obstruindo os pulmões, em razão de fortes resfriados ou até infecções pulmonares mais graves, como pneumonias e bronquiolites.
Quer saber como os exercícios respiratórios podem melhorar a saúde dos pequenos? Então leia o post até o final e veja como a fisioterapia respiratória pode ser uma grande aliada para toda a família.
Fisioterapia respiratória para crianças
É muito comum que os pais sintam certa dificuldade para identificar quando a secreção no nariz dos pequenos sinaliza apenas uma gripe ou se é reflexo de doenças mais graves, como bronquiolites, pneumonias, fibroses pulmonares, asmas etc.
Devido às vias aéreas de menor calibre, a passagem do ar no sistema respiratório infantil é mais dificultosa, o que torna as crianças mais vulneráveis às infecções respiratórias, especialmente com a baixa umidade e poluição das cidades.
Veja nosso material de como melhorar a umidade em ambientes internos! Clique aqui!
Por essa razão, os adultos devem permanecer atentos aos sintomas e sempre procurar orientação médica.
Ao notarem que a criança apresenta desconfortos e dificuldades para respirar, ficando até mesmo ofegante, devido ao acúmulo de secreção nos brônquios, é necessário que sejam realizadas as manobras de fisioterapia respiratória para removê-las e, assim, melhorar a oxigenação dos pulmões.
Manobras respiratórias
Para que sejam realizadas as manobras respiratórias nos pequenos, o fisioterapeuta pode usar a higiene brônquica manual sobre o tórax da criança, com a finalidade de expulsar as secreções através de técnicas como a tosse assistida, percussão ou tapotagem, drenagem postural, entre outras.
Exercícios respiratórios como a respiração pelo diafragma, método do sopro, movimentos intercostais e espirômetro de estímulos, também podem ser utilizados para melhorar a oxigenação, diminuir ou reeducar a função respiratória e prevenir complicações quando a criança não consegue tossir sozinha ou quando o mecanismo da tosse não é capaz de eliminar as secreções, sendo necessário aspirar as vias aéreas.
Benefícios da fisioterapia respiratória
Depois de conhecer algumas técnicas de desobstrução brônquica adotadas pelos profissionais de fisioterapia, conheça outros benefícios da fisioterapia respiratória pediátrica, que pode ser realizada em bebês ou crianças, no ambiente hospitalar ou mesmo dentro de casa:
- Facilita a entrada e saída do ar, melhorando a oxigenação;
- Elimina secreções, desobstruindo os brônquios;
- Aumenta a capacidade respiratória;
- Diminui o tempo de internação hospitalar e o uso da oxigenoterapia.