fbpx

Intervalos curtos podem criar uma rotina mais saudável

 

Distração. Essa palavrinha, na maioria das vezes, tem adquirido uma conotação não tão positiva. O mundo digital nos ensinou um novo jeito de combater o tédio e se distrair virou sinônimo de superficialidade ou excesso de informação. Mas não é sobre isso que vamos falar hoje. Queremos tratar de um assunto que, no mundo do trabalho, tem ganhado cada vez mais importância: as pequenas pausas.

Por muito tempo se propagou a ideia de que o foco e a concentração total durante a rotina de trabalho é essencial para garantir a produtividade das pessoas. Mas, os tempos mudam, novas pesquisas surgem no mercado e alguns sinais mentais e emocionais agora estão dando espaço para novas interpretações sobre a distração.

 

A Síndrome de Burnout

Quando chegamos nesse ponto, o burnout ganha os holofotes. A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma doença mental que surge devido a situações de trabalho desgastantes. Os principais sintomas são cansaço crônico, tonturas, esgotamento mental e nervosismo, que se estendem também para problemas musculares e digestivos.

Sabe aquele papo de que alguns países têm estimulado uma jornada menor de trabalho, em que empresas adotam uma rotina de 4 ou 6 horas por dia? Tudo isso se conecta com o fato de que a maioria das complicações acontece de forma silenciosa. Segundo uma reportagem da BBC, os números mais recentes da HSE – agência governamental britânica sobre saúde e segurança do trabalho mostram que, entre 2017 e 2018, havia 469 mil colaboradores no Reino Unido sofrendo de lesões musculoesqueléticas adquiridas no trabalho.

Depois de saber tudo isso, podemos pensar: o que pode ajudar nesse desafio? É aí que entram as pequenas pausas e o método de Pomodoro. Esse método prevê uma gestão eficiente do tempo. A cada 25 minutos dedicados a uma tarefa, você faz uma pausa de 5 minutos. Ao final de duas horas, você faz uma pausa maior de 30 minutos e depois começa um novo ciclo.

 

O lado prático da história

Esse método tem mostrado resultados no mundo do trabalho e grandes empresas têm feito mudanças. Já viu na internet a estrutura de grandes marcas como Google e Facebook? Elas são conhecidas por seu ambiente estimulante e criativo, com locais com mesa de pingue-pongue, tabuleiros de xadrez e jogos de cartas, por exemplo. 

Ações como fazer um lanche saudável, curtir uma música ou clipe por alguns minutos ou socializar com outros durante um café rápido, trazem benefícios ao corpo. E quais são alguns deles?

 

Alongamento dos músculos

Uma pausa com alongamento no trabalho permite evitar o encurtamento e tensão dos músculos, aumentando a flexibilidade e evitando dores vindas do estresse diário.

 

 

Circulação sanguínea

Exercícios simples como se levantar da cadeira, esticar as pernas e braços e dar uma pequena caminhada permitem uma melhor circulação do sangue pelo corpo.

 

 

Postura

O uso de computadores e a necessidade de horas na mesma posição, pode fazer com que a lombar, pescoço, braços e punhos fiquem rígidos demais. Assim, fique atento à postura e certifique-se de mudar de posição dentro de alguns intervalos de tempo. Isso vai ajudar a evitar dores e incômodos no final do expediente!

 

 

Os benefícios também se estendem à saúde mental:

 

Concentração

Pequenas pausas permitem que o cérebro tire um tempo para desacelerar e relaxar. Às vezes, desfocar da tarefa, é tudo que precisamos para enxergar novas possibilidades e nos concentrar de forma mais adequada.

 

 

Tomada de decisões

Tomar uma decisão importante exige a cabeça fria. Os intervalos na rotina podem permitir um maior contato com a equipe, estimular o raciocínio e também a memória.

 

 

Organização de tarefas

Uma pequena pausa pode ajudar a reorganizar o seu checklist de atividades, organizar tarefas mais complexas e estimular a produtividade saudável. Saber que tudo está em ordem também estimula a motivação na rotina!

 

 

Tire do papel e faça acontecer

Seja no escritório, no home office, trabalhando em pé ou sentado. Cuide do seu corpo e das necessidades dele. Beber água, se desconectar das telas e não checar o email a cada 5 minutos também são soluções simples que combatem o estresse.

O trabalho é, com certeza, a atividade que mais exige dedicação e comprometimento das pessoas. Por isso, é super importante estar atento aos sinais do corpo e adquirir hábitos que permitam uma rotina equilibrada, consciente e mais satisfatória. Quais desses fatores você precisa melhorar? Vamos colocar em prática, juntos?

Se você, assim como a gente, adora novidades e matérias sobre saúde e bem-estar, fique ligado no blog Phitóss! Aqui tem muita informação de qualidade para te ajudar a ter uma vida mais saudável e leve!

 

 

Leia mais sobre

Plantas no ambiente de trabalho, conheça os benefícios!

Melhores aplicativos gratuitos para meditação

WordPress Image Lightbox Plugin