Abandonar velhos hábitos não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Entenda porque é tão difícil e o que você deve fazer para mudar.
Mudar hábitos não é uma tarefa fácil, mesmo que sejam mudanças positivas.
Mudar comportamentos que talvez você tenha tido durante toda a vida, como por exemplo passar a se exercitar diariamente e comer de forma mais saudável, apesar de não ser fácil, é possível, mas exige planejamento, disciplina e muita força de vontade.
Não à toa, mudar hábitos faz parte de muitos estudos na área da psicologia, onde os pesquisadores buscam os melhores métodos para tornar o caminho mais simples e efetivo.
Por que é tão difícil largar velhos hábitos e adotar novos?
Em entrevista para o Universa UOL, o psicólogo e professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo),
Antônio Carlos Amador Pereira, explicou que muitos dos nossos hábitos e comportamentos estão instalados há muito tempo, sendo repetidos sistematicamente e os repetimos sem sequer pensar.
Os hábitos são coisas que fazemos de forma automática, não exige muito esforço e nem gasta tanta energia para executar a ação, pois ela já está memorizada no nosso cérebro. E é por isso que mudar um hábito não é tão simples assim.
Porém, algumas dicas e atitudes podem te ajudar a abandonar alguns comportamentos e adotar novos.
Dicas para adotar novos hábitos e abandonar os ruins
Tenha consciência das mudanças que deseja
Primeiramente, para uma mudança real e a longo prazo, é necessário estar consciente das mudanças que você deseja para sua vida e quais efeitos elas trarão para vida.
Como por exemplo: iniciar uma alimentação saudável pode te dar mais energia, ajudar a emagrecer, conseguir um corpo mais saudável e etc.
Ou seja, é importante ter em mente o objetivo a longo prazo que este novo hábito irá te trazer e as consequências que o hábito antigo trazia.
A ideia é substituir um hábito novo e saudável por um antigo que não te faz bem.
Comece aos poucos
Comece a introduzir este novo hábito de forma sútil no seu dia a dia e aos poucos, quando for se acostumando, vá ajustando. Como por exemplo, se você pretende iniciar uma nova atividade física, comece fazendo algumas vezes na semana durante 30 minutos e aos poucos vá aumentando até chegar no seu objetivo.
Essas pequenas metas e conquistas irão estimular o seu cérebro a continuar, resultando em uma mudança cumulativa.
Um passo de cada vez irá te levar ao seu objetivo final.
Um hábito de cada vez
Que tal se ao invés de tentar adotar diversos novos hábitos você escolher um ou dois por vez para ir adicionando no seu dia a dia? Assim, é muito mais fácil e você não irá se frustrar.
Tentar mudar de vez a vida pode gerar muito estresse e ansiedade, principalmente porque essas mudanças exigem autocontrole e motivação.
Quando você perceber que conseguiu adquirir um novo hábito, terá muito mais motivação para seguir em frente e conquistar um novo estilo de vida. Mas novamente, um passo de cada vez!
Falhar faz parte do processo
Nem todos os dias estamos motivados e é importante ter em mente que podem existir dias em que algum imprevisto pode acontecer.
Por exemplo, adoecer e não conseguir ir para academia!
O que é importante ter em mente?
- Não deixar que esses “imprevistos” se tornem desculpas para a implementação dos novos hábitos;
- Entender que faz parte não acertar todas as vezes, mas não deixar isso te desmotivar;
- Se algo no seu planejamento não deu certo diário não deu certo, analise o que aconteceu e no próximo dia retome.
- Tente adaptar seus novos hábitos ao fluxo da vida, pois muitas vezes não temos como controlar o que vai acontecer no dia, é necessário ser flexível, mas faça o possível para encaixá-lo na rotina.
Falhar faz parte do processo de aprendizagem e das etapas. O importante é não desistir e entender o que aconteceu para não repetir a mesma falha, caso ela esteja sob seu controle.
Quanto tempo demora para um hábito se estabelecer?
Um estudo realizado pela University College London, em que 96 pessoas escolheram uma ação para se tornar um hábito. A maioria delas escolheram coisas relacionadas à saúde, como se exercitar ou comer de forma saudável.
O resultado do estudo mostrou que foram necessários, em média, 66 dias para que a ação se tornasse um hábito.
O tempo variava de acordo com a complexidade da ação, como por exemplo, uma pessoa que decidiu incluir um copo de água na rotina após o café da manhã, conseguiu tornar um hábito em apenas 20 dias.
Resumindo: adotar um novo hábito e se livrar de algum antigo pode não ser tarefa fácil, mas com certeza não é impossível. Com disciplina e motivação, aos poucos você poderá adquirir um estilo de vida muito mais saudável e se tornar a sua melhor versão.
E se você deseja ver mais dicas para se inspirar e adotar um estilo de vida mais saudável, confira outros artigos do nosso blog.