Boas ideias para conhecer, apoiar e inspirar seu mundo rumo a um futuro mais consciente, sustentável e coletivo.
Para mudar o mundo, não é preciso muito. Na maioria das vezes, as mudanças vêm de intenções verdadeiras que plantamos primeiro dentro da gente, para depois virarem adubos no mundo através de iniciativas criativas, práticas e de baixo custo, mas com potencial transformador enorme.
Por isso, a ideia da sustentabilidade é justamente a de trabalhar com recursos simples e que já estão ao nosso alcance em casa, na escola, no trabalho, na rua e até mesmo aqui na internet.
Abusando da criatividade a favor de melhores hábitos cotidianos e de consumo, vemos que é possível, sim, viver de maneira mais consciente, com atitudes que não agridam ao meio ambiente e que tragam benefícios (e não a destruição!) à nossa volta.
Quer ver como isso é possível? Então se liga nessas iniciativas sustentáveis super bacanas e que dão um show quando o assunto é cuidado e diminuição dos impactos à natureza.
Fique com a gente até o final e boa leitura!
Jovens Campeões da Terra
Desde 2017, o Prêmio Jovens Campeões da Terra já reconheceu 28 pioneiros e pioneiras ambientais de todos os cantos do mundo, sendo uma das principais iniciativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que busca engajar a juventude no enfrentamento dos desafios ambientais mais urgentes do mundo, oferecendo financiamento e orientação a novos projetos de sustentabilidade.
Entre as soluções criativas e ambientalmente inovadoras da última edição, estão projetos de absorção da água do ar, reciclagem de plástico em placas de pavimentação e motivação da retirada de toneladas de plástico do oceano.
Para a diretora executiva do PNUMA, Inger Andersen:
“[…] todos e todas nós podemos contribuir, começando por onde estamos e com o que temos. Cada ato pela natureza conta, e precisamos de todo o espectro da humanidade para compartilhar esta responsabilidade global e esta profunda oportunidade.”
Max Hidalgo, do Peru, foi o jovem escolhido para representar a América Latina e Caribe entre os sete vencedores anunciados em dezembro de 2020, depois de apresentar uma tecnologia capaz de captar água da umidade atmosférica. O brasileiro Eduardo Ávila estava competindo nessa categoria com o projeto Revolusolar.
Papel que também é semente
Foi do conceito de que “é possível semear vidas através da reciclagem de papel” que nasceu o Papel Semente, a primeira produção de papel plantável do mercado brasileiro.
O produto: papel reciclado, ecológico, artesanal feito de semente de flores, hortaliças e temperos com excelente qualidade e que pode ser plantado logo após sua utilização.
Ou seja, ao invés de produzir mais lixo para o meio ambiente, é possível produzir vida e novos vegetais.
Em 11 anos desde a sua criação, foram reciclados 58 toneladas de papel, 1.272 árvores preservadas na natureza, economia de 580.000 litros de água e 218 megawatts de energia elétrica. Com números tão impressionantes, a iniciativa do Papel Semente mostra que ideias sustentáveis podem transformar positivamente nossa forma de viver e consumir.
Casa Orgânica
O casal Naíla Delalana e o marido, Alessandro Duarte, criaram a Casa Orgânica após uma frustrante busca por alimentos de cadeia limpa.
A loja sustentável de 500 m² é considerada o primeiro supermercado orgânico sustentável do Brasil. São mais de 3.500 produtos, desde alimentos frescos de hortifrúti que são colhidos diariamente respeitando a sazonalidade, empório, mantimentos, materiais de limpeza, higiene pessoal, pães, café, cosméticos, maquiagem, roupas, acessórios e presentes, até uma linha de nutrição animal, tudo direto do produtor, com qualidade e origem certificada.
Além disso, a loja foi toda construída pelo próprio casal, com materiais de reaproveitamento, com embalagens em papel reciclado, carrinhos ecológicos, que incentivam hábitos sustentáveis.
Beleza com ingredientes naturais
A marca fabricante de cosméticos Natura é conhecida por ser uma grande apoiadora de práticas e valores sustentáveis, com o desenvolvimento de produtos que valorizam o manejo da Floresta Amazônica e práticas agrícolas sustentáveis que combatem o desmatamento, através de parcerias com produtores rurais para a exploração consciente e o manejo controlado de algumas das riquezas naturais como a castanha do pará e erva doce
A Tabela Ambiental foi uma maneira que a marca encontrou para estampar o impacto ambiental de cada um dos seus produtos, apostando em ações ambientalmente sustentáveis para transformar toda a sua cadeia de produção, como a não realização de testes em animais, a vegetalização dos produtos com a substituição de matérias-primas animal e mineral pela vegetal, a substituição do álcool comum pelo orgânico certificado…
Hoje, 90% de suas fórmulas são feitas com ingredientes naturais e, portanto, renováveis.
Menos lixo, mais educação ambiental
A plataforma Menos 1 Lixo, idealizada pela ativista ambiental e comunicadora, Fe Cortez, é um movimento e um negócio de impacto que promove a educação ambiental.
Na virada do ano de 2015, a idealizadora do projeto decidiu não consumir mais nenhum copo descartável e, sozinha, recusou 1.618 deles e economizou, além do plástico que iria pros oceanos, quase 5 mil litros de água só nessa pequena mudança de hábito.
A mudança do planeta está em nós
Como vimos, são através de pequenos gestos cotidianos, de ideias criativas, inspiradoras e verdadeiramente preocupadas com os impactos na natureza que vemos grandes mudanças tomarem forma, se somarem à esperança e ao desejo de construir um mundo melhor. Só assim caminharemos para um futuro mais saudável, mais justo e ambientalmente positivo.
É o que nós do Phitóss acreditamos.
Esse artigo foi útil? Continue acompanhando nossa página para conferir outros conteúdos.
Baixe agora O Guia Completo da Fitoterapia – Sua história, aplicação e curiosidades
Você também pode gostar de:
Xarope expectorante: quais os benefícios e como ele age no combate à tosse
5 cuidados naturais com seus pulmões para ter mais saúde respiratória