fbpx

A força da cultura brasileira

 

O Halloween está chegando e com ele todo o clima em torno da magia e fantasia das tradições populares. No Brasil, a força dos mitos e lendas também é muito forte: o folclore faz parte de nossa cultura.

O termo foi criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms, pesquisador da cultura popular, que uniu as palavras “folk”, que significa povo, popular e “lore”, cultura, saber. As raízes de nosso folclore tem forte influência da cultura europeia, sobretudo a portuguesa, cultura africana e cultura indígena. Um verdadeiro caldeirão de ideias, histórias e contos que se juntam à memória coletiva da sociedade e claro, às experiências das pessoas. Não é à toa que o folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo!

Nossas vivências no Brasil passam pelo contexto geográfico em que vivemos. Assim, é fácil ver em nossas lendas personagens e arquétipos ligados a rios, florestas, mar, fauna e flora. Além disso, muitas dessas narrativas se cercam pela religião e divindades.

 

Importância no país

O Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto. E dos autores sobre o tema, não podemos deixar de falar de Câmara Cascudo. Historiador e folclorista, nascido no Rio Grande do Norte, e que dedicou sua vida a estudar a cultura brasileira. Na década de 50, publicou o “Dicionário do Folclore Brasileiro”, obra de referência mundial, além de muitos outros livros como “Contos Tradicionais do Brasil” e “Lendas Brasileiras”. Você pode saber mais no site do Instituto desse grande mestre!

Cascudo também estudou muito sobre a etnografia. Como as múltiplas etnias, padrões de comportamento, crenças, interesses, práticas culturais e relações sociais se relacionam para formar a sociedade que somos.

No Brasil, por exemplo, a força de nosso folclore é muito forte nas regiões Norte e Nordeste do país, cultura que alimenta muitos contos e os fazem passar de gerações em gerações por admiradores e curiosos.

 

Criaturas fantásticas brasileiras

Bom, dito tudo isso, quais são algumas de nossas criaturas fantásticas mais famosas? Claro, a gente logo pensa no Saci, mas existem dezenas de outras. Trouxemos algumas delas para você:

 

Iara

Sereia amazônica — parte mulher, parte peixe — conhecida por seduzir os homens com sua beleza, bela voz e promessas de riquezas. Possui em si o arquétipo da mulher guerreira.

 

 

Boi-Bumbá

Uma das mais tradicionais lendas no Nordeste do país, a história do Boi-Bumbá comumente é apresentada ao som de música e coreografias teatrais. A origem é na lenda de um boi que foi morto por um escravo, mas que ressuscitou após um ritual feito por um pajé, tido como “curandeiro” pela cultura dos índios brasileiros.

 

 

Gralha azul

A lenda da Gralha Azul é típica da região sul do Brasil, principalmente do estado do Paraná. A gralha azul é a ave replantadora da araucária. De acordo com a lenda, a ave tem a missão divina de ajudar na disseminação desta árvore, pois enquanto ainda era uma gralha parda, pediu a Deus uma missão e este lhe deu um pinhão, o qual ela enterrou uma parte e fez com que uma araucária nascesse. Quando Deus viu isso, a pintou da cor do céu para que fosse reconhecida por sua dedicação. Agora, nenhuma arma pode acertá-la.

 

 

Mula sem cabeça

Existem algumas versões para essa lenda, mas a maioria dos contos diz que é o fantasma de uma mulher que foi amaldiçoada por ter se entregado a um padre. Ela foi condenada a se transformar em uma mula sem cabeça que tem fogo acima do pescoço e galopa através dos campos.

 

Boto cor-de-rosa

Típico animal da região amazônica, a lenda do boto-cor-de-rosa fala que esse ser se transforma em um homem muito belo e conquistador, que parte à procura de mulheres para seduzi-las e depois desaparece, nunca mais sendo visto.

 

 

Lobisomem

Existem muitas variações sobre essa criatura, mas é muito conhecida a versão que fala de um homem que se transforma em lobo durante as noites de lua cheia. Quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse menino será um lobisomem.

 

 

A força da cultura

Sim, a cultura brasileira possui muitas variações, novas influências e o principal, é viva. As pessoas estão mudando, mudando suas crenças, ouvindo novas histórias e passando conhecimento de pais para filhos, avós para netos. E claro, isso reflete em muito em nossas raízes e projeções culturais.

Além disso, é gratificante saber como nosso modo de ver a vida, se divertir e consumir arte se relaciona com a natureza. Se prestarmos atenção, veremos que contos e mitos no mundo inteiro se inspiram em fenômenos da natureza, a origem das coisas, os astros, como o Sol, a Lua e as estrelas, e também animais e plantas. Realmente, tudo que somos se conecta com o meio em que vivemos.

E você, que tipo de lendas e histórias brasileiras mais inspiram seu mundo?

 

Gosta de saber sobre diversidade e cultura? Leia também:

A fitoterapia na China

A História da fitoterapia no Brasil

 

WordPress Image Lightbox Plugin