Terapias e práticas medicinais têm se popularizado nos últimos tempos
A natureza sempre nos brinda com inspiração. Nas artes, na tecnologia e claro, na ciência, lá está ela. Lá está ela nos presenteando com o melhor do conhecimento, da sabedoria do equilíbrio e da união de componentes e partículas que podem proporcionar bem-estar e saúde a mais e mais pessoas.
Nos últimos tempos e décadas, estudos e adeptos de novas terapias têm surgido para propor novos horizontes e formas de buscar tratamento, cura e alívio para enfermidades, sejam elas corriqueiras, crônicas ou mais complexas de serem resolvidas. Dessa forma, a medicina alternativa tem ganhado espaço.
Medicina Alternativa
A medicina alternativa inclui práticas e procedimentos não considerados parte da medicina convencional, que é aquela praticada por médicos e profissionais como psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros. Uma das principais características da medicina alternativa é que os tratamentos não usam medicamentos controlados ou antibióticos (para combater bactérias).
As práticas mais conhecidas incluem terapias de massagem, meditação, yoga e soluções naturais. Elas têm como objetivo complementar e não substituir a medicina tradicional. As técnicas utilizadas por elas se destacam por utilizarem uma visão mais geral sobre o paciente. Em muitas delas, o paciente é tratado envolvendo suas características físicas, mentais e emocionais juntas.
As três terapias
Dito isso, vamos conhecer melhor três terapias que têm se popularizado nos últimos anos por auxiliar no tratamento de doenças:
Homeopatia
Segundo a Academia de Terapias, a homeopatia observa o paciente como um todo, levando em consideração todos os aspectos de sua existência, como a rotina de sono, humor, exercícios, questões emocionais, além dos sintomas físicos.
A base dessa prática é o princípio da cura pela semelhança. Isso significa que, as mesmas substâncias que causam sintomas de doenças em um indivíduo, se manipulados de maneira homeopática, ou seja, pela sucussão, dinamização e diluição dos elementos, podem levar à cura.
As principais doenças tratadas incluem a depressão, ansiedade e asma. E os fármacos incluem componentes provindos dos três reinos: animal, mineral e vegetal.
Fitoterapia
Como o próprio nome deixa claro, a fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações para o tratamento de doenças. Cada fármaco é fabricado a partir de um componente exclusivo do reino vegetal. A fitoterapia usa de plantas e ervas in natura para a fabricação de xaropes, pomadas e cápsulas. É o caso de Phitóss, por exemplo, xarope à base do extrato de Hedera Helix que combate a tosse carregada. Além dessa planta, algumas outras também são de uso comum, como a aloe vera, o gengibre e a camomila.
Outra característica da fitoterapia é que seu uso se limita ao tratamento dos sintomas físicos, sem foco na ação emocional ou inconsciente . Embora seja considerada uma prática natural, a fitoterapia contém química, pois a matéria-prima de origem vegetal passa por processos industriais. Algumas das enfermidades tratadas por essa terapia são a gastrite, a tosse e a diabetes.
Naturopatia
Já a Naturopatia se serve de produtos naturais para prevenir doenças e manter e restaurar a saúde. Faz isso através de uma abordagem energética, natural e holística do corpo humano. A prática foca em curar a doença em sua raiz, e não apenas eliminar os sintomas.
Um de seus princípios é o da autocura, em que o paciente busca remover obstáculos e permitir a cura do organismo de forma natural. Alguns dos tratamentos propõem a desintoxicação do organismo, terapias de atividade física e a mudança de estilo de vida e dietas.
Quer saber mais sobre saúde?
Conheça a alimentação ayurvédica e seus benefícios
Ocitocina, o hormônio do amor e dicas para aumentar seus níveis
Maus hábitos de hoje que podem prejudicar sua saúde amanhã
O avanço dos estudos
Com certeza, a medicina convencional e a alternativa tem evoluído bastante. Estudos e novas pesquisas sempre estão surgindo e avançando no uso da natureza para nos ajudar a lidar com os empecilhos à saúde das pessoas. Aproveitar essas oportunidades para conhecer melhor novos pontos de vista, pode nos ajudar a ver que nossa evolução física, mental e emocional está sempre em movimento.
A vida moderna tem nos exigido cada vez mais flexibilidade na rotina, práticas mais saudáveis e caminhos diversos que unam especialidades sempre em busca de maior qualidade de vida e bem-estar. E essa, com certeza, é uma das belezas de nossa vida cotidiana!