fbpx

O que essa substância tem a nos ensinar?

 

Não é segredo para ninguém que nosso corpo é gerido por inúmeros hormônios. Do bem-estar, do estresse, do amor. Todos estão por aí, navegando por nossas células e causando caos ou o bem-estar que tanto procuramos. E as pesquisas têm mostrado que estamos nessa busca frenética.

Um estudo da FGV revelou que de 2019 a 2020, aumentou de 56% para 62% a fatia de brasileiros que disseram estar preocupados, enquanto a média de 40 países aumentou só 2,4 pontos, de 38,5% para 40,9%.  Os brasileiros disseram ter sentido mais raiva (24%), estresse (47%) e tristeza (31%). Sim, o mundo moderno está afetando nossos hormônios.

Quando falamos desses hormônios, é comum ouvirmos muitas pessoas colocarem neles a culpa e responsabilidade por pensamentos negativos ou sensações ruins. Mas quer saber de uma coisa? Está em nossas mãos controlar boa parte de como eles se comportam em nosso corpo. Sim, podemos intervir com hábitos e práticas que possam dosá-los, controlá-los e assim, investir na produção dos mesmos. Dentre eles, a ocitocina é bem conhecida. 

 

O hormônio do amor

A ocitocina é um hormônio do organismo humano que tem a função de promover as contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. Além disso, ela faz parte do conjunto de “hormônios da felicidade” junto com a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e a endorfina.

A ocitocina é considerada o hormônio do amor por sua capacidade de produzir sensações de prazer e regular as emoções e o humor, favorecendo a diminuição do estresse. O efeito mais especial da ocitocina é o de criar e fortalecer vínculos de proximidade e relação entre as pessoas. Ela também é capaz de diminuir sintomas de depressão, ansiedade e fobia social por seu efeito calmante.

Ao considerarmos os efeitos práticos no corpo e mente, os benefícios também são muitos: alívio do estresse, melhora das habilidades sociais e indução do sono adequado.

 

Como aumentar os níveis

Podemos tomar algumas medidas práticas para incentivar nosso corpo a produzir a ocitocina. Veja a seguir algumas dicas!

 

Adote um animal de estimação e se conecte com a natureza

Conviver com um pet traz alívio à solidão, sensação de bem-estar e responsabilidade com uma vida além da nossa. Além disso, manter contato com a natureza e áreas verdes, seja na cidade ou no campo, favorece a oxigenação do cérebro e sensação de pertencimento a algo maior.

 

Nutra seu corpo

A composição de nosso organismo é muito influenciada pelo que ingerimos. Se você apostar em alimentos que vem da terra e que fornecem nutrientes, vitaminas, proteínas e fibras ao corpo, com certeza se sentirá melhor e mais equilibrado.

 

Pratique boas ações

Que tal apostar em boas práticas e ajudar outros? Tais ações promovem bem-estar à mente e ao corpo, além de senso de pertencimento a uma comunidade. Assim, aposte em um trabalho voluntário, ajuda a idosos ou interação com crianças. Isso fará você se sentir mais vivo e útil!

 

Contato físico

Abraço, carinho, afeto. Qual ser humano não aprecia esses momentos que lembram o quanto somos amados e queridos? Invista tempo de qualidade em seus relacionamentos e fortaleça os laços com a família, amigos e parentes. E claro, não se esqueça de grupos de apoio. Eles são importantes para a sua vida social.

 

Pratique meditação

A mente agradece muito quando possui tempo para relaxar, aquietar e organizar pensamentos. Seja com a ajuda de um aplicativo ou música relaxante, invista tempo em você e seus sentimentos. No final do dia, você perceberá o quanto 5 ou 10 minutos podem mudar o seu humor.

 

Quer ler mais sobre bem-estar?

Por que fazer pequenas pausas ao longo do dia ajuda a mente e o corpo?

Maus hábitos de hoje que podem prejudicar sua saúde amanhã

O poder da música na realização de atividades físicas

 

Explore as possibilidades

A ocitocina com certeza pode ser um aliado do nosso bem-estar. Basta ajudarmos nosso corpo a produzi-la e apostar em hábitos saudáveis. Não esqueça de como está em suas mãos ter dias mais leves, serenos e tranquilos. O que você pode fazer para ter uma rotina mais organizada e dividir seu tempo em momentos de obrigação, mas também de descanso e prazer? Pense em como sua vida está organizada e certifique-se de ter espaço para cuidar de si.

O mundo lá fora pode estar um caos, mas se nossa mente estiver focada e em paz, nosso bem-estar com certeza pode se tornar inabalável. Conte com Phitóss para isso!

WordPress Image Lightbox Plugin