fbpx

Você sabia que ouvir música durante a realização de atividades físicas diminui a dor e a sensação de cansaço? Veja o que os estudos dizem.

 

Para os amantes de música, temos uma notícia maravilhosa: ouvir música durante a realização de atividades físicas diminui a dor e a sensação de cansaço!

O professor de psicologia da Oxford, Robin Dunbar, explicou ao Jornal Independent, em matéria também publicada pela Veja, que quando ouvimos música, nosso cérebro libera analgésicos naturais que agem no corpo, como a morfina.

Se interagimos com a música, cantando ou dançando, a liberação destes compostos é ainda maior.

Além disso, quando a música é escolhida sob medida para determinado treino, o exercício torna-se mais fácil de ser praticado. 

Alguns estudos recentes mostraram que:

  • Em apenas seis minutos a música já começa a agir no cérebro, desviando a atenção da dor;
  • A música também ativa a área de prazer do cérebro, liberando dopamina, o composto associado à sensação de bem-estar; 
  • A música ajuda a melhorar a saúde cardíaca.

 

 

Qual música é ideal para praticar exercício físico?

 

 

 

Não é possível dizer ao certo qual música é a ideal para tal exercício, pois devemos levar em consideração o gosto individual de cada pessoa. 

De acordo com os cientistas, a música é multifacetada, com vários aspectos, como ritmo, letra e melodia, contribuindo para a experiência de cada um. 

Porém, um estudo realizado mostrou que ouvir música com um ritmo acelerado resultou em maior frequência cardíaca e menor esforço percebido, em comparação a não ouvir música.

 

 

Por que a música acelerada ajuda na prática de exercício físico?

 

 

De acordo com Marcela Abreu Rodrigues, psicóloga e professora da Universidade Paulista (Unip), de Brasília, uma vez que o nosso batimento cardíaco ajuda a mostrar como estamos nos saindo na atividade, faz sentido que uma música que possua batidas no ritmo da batida do coração, ou seja, mais aceleradas, ajude nessa sintonia.  

Outra série de experiências em estudantes provou que a pulsação e a pressão sanguínea sofrem alterações de acordo com o ritmo da música. 

Por isso, muitas vezes não combina colocar um pagode para ouvir na aula de crossfit, por exemplo, ou uma música clássica. 

 

 

A música motiva a prática de atividade física

 

 

Praticar uma atividade física regularmente faz muito bem para o nosso corpo e nossa saúde mental. Por isso, qualquer coisa que estimule esta realização é muito bem-vinda. 

Alguns benefícios que a prática de atividade física podem trazer:

  • Melhora a circulação;
  • Menor risco de doenças do coração;
  • Reduz e controla o diabetes;
  • Ajuda a controlar o peso;
  • Reduz o risco de pressão alta;
  • Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis;
  • Promove bem-estar físico e mental.

Então, o segredo para encontrar esta motivação é colocar uma playlist com músicas bem animadas e que você goste de ouvir, para escutar enquanto estiver treinando. 

Você perceberá uma melhora, pois a música dá ritmo ao seu treino e estimula que você fique em movimento. 

Além de ficar com um ótimo humor, tanto por causa do exercício como da música, estará mais animado(a) para sair por aí inspirando o mundo ao seu redor! 

 

Quer conferir mais dicas inspiradoras? Leia mais no nosso blog. 

WordPress Image Lightbox Plugin