fbpx

Os pratos típicos que podem lhe fornecer muita nutrição!

 

No Brasil, quando chegam os meses de junho e julho, temos certeza de duas coisas: os dias frios farão parte da rotina e as festas juninas e julinas também. Segundo o Ministério do Turismo, a movimentação econômica das festas juninas pelo país cresceu 70% em novo levantamento realizado e agora, a expectativa é que as festividades movimentem mais de R$ 3,4 bilhões. Com certeza, uma data muito aguardada pelo comércio, no calendário!

As festas juninas são celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII e são a segunda maior comemoração feita pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. De acordo com os historiadores, a celebração tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

 

Comidas típicas e imunidade

É fato que o outono e inverno trazem consigo os dias mais frios e com isso, a circulação de pessoas em ambientes fechados tende a proliferar mais vírus e bactérias causadoras das gripes e resfriados. Nesse sentido, a alimentação ganha um papel importante para fortalecer as defesas e combater micro-organismos. 

Em paralelo a isso, as festas juninas oferecem muitos pratos típicos e receitas populares. Então, é só juntar os dois fatores e pronto, tudo se encaixa. Será verdade? Sim, afinal, as comidas servidas nos arraiás, normalmente possuem ingredientes da terra, que fornecem o melhor das vitaminas, nutrientes e minerais para manter o corpo nutritivo e ajudar na imunidade alta.

Trouxemos quatro deles, que são destaque nas receitas e também nos benefícios. Vamos lá!

 

Gengibre

O gengibre possui aroma e sabor marcantes e aparece na época do mês de junho, principalmente no quentão, bebida que é muito popular e que normalmente possui, além da raiz, cachaça, canela e cravo. Nesse aspecto, o gengibre se destaca por ser um ótimo remédio natural. A raiz possui ação anti-inflamatória, tem ação cicatrizante no corpo e ainda pode acelerar o metabolismo, auxiliando na queima de gordura corporal.

 

Milho

O milho é um dos pratos que mais aparece nas festas juninas e costuma vir na forma cozida, assada e nas receitas de doces juninos. O grão é uma ótima fonte de fibras e auxilia no bom funcionamento do intestino, além de ser uma boa fonte de vitaminas A e C, folato, tiamina, potássio e ferro. 

 

Pinhão

O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. A semente também é ótima fonte de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Além de todos esses benefícios, o pinhão ainda é rico em fibras, ajuda no retardo do envelhecimento e ajuda na redução do colesterol. O alimento possui alto valor calórico, mas se consumido nas quantidades adequadas, é capaz de fornecer todos esses benefícios e ainda colaborar na dieta. Nas festas de junho, o pinhão popularmente aparece em inúmeros pratos, como sopas e paçoca, além de aparecer na forma cozida ou nos pratos com arroz.

 

Amendoim

O amendoim é outro dos protagonistas das festas juninas. Presente nos doces, coberturas e pratos salgados, ele é excelente para fornecer nutrientes ao corpo. É verdade que também possui alto valor calórico, mas seus benefícios são notáveis: possui ação antioxidante, previne a anemia e protege o sistema nervoso, além de ser rico em gorduras boas, entre elas, o Ômega-3.

 

Saiba mais sobre hábitos saudáveis e alimentação:

Conheça a alimentação Ayurvédica e seus benefícios

Tudo que você precisa saber sobre fitoterapia chinesa em 5 tópicos

5 chás para você tomar nos dias frios

 

Saúde vem da nutrição

Esses são apenas alguns dos alimentos das festas que, além de ter muito sabor, possuem ótimas vantagens ao seu organismo e também à sua dieta. Não é preciso lembrar que nossa saúde vem, em muito, de nossa nutrição. Aquilo que colocamos como combustível no corpo é excelente para nos manter fortes, combater doenças e auxiliar no funcionamento equilibrado dos sistemas de nosso organismo.

Além disso, é preciso lembrar de como consumir alimentos mais naturais, sem adição de açúcares, sal ou gorduras em excesso também estimula o corpo a estar bem e em forma. Por isso, aproveite as festas juninas para se divertir, curtir a família e os amigos, uma boa música e claro, se alimentar de forma nutritiva. Com consciência e equilíbrio, tudo se encaixa!

Gosta de ler conteúdos sobre saúde e alimentação? Aqui no Blog Phitóss, tem sempre muito assunto, dicas e pesquisas sobre como curtir a vida com bem-estar e alegria! Acompanhe nossos canais e fique por dentro das novidades!

WordPress Image Lightbox Plugin