fbpx

Que tal aquecer o seu dia com mais saúde?

 

Um dos alimentos mais antigos do mundo. Quando pensamos em chá, é fácil nos vir à mente, a cultura chinesa, indiana ou o famoso chá inglês com leite. E com razão, essas culturas nos ensinam muito sobre ele. 

A China é considerada o berço do chá. Diz a lenda que,  o  imperador Shen-Nung, muitos e muitos anos antes de Cristo, descobriu a bebida enquanto fervia água embaixo de uma árvore silvestre que derrubava folhas.

Nos dias de hoje, inúmeros países se destacam na produção do chá, além do café. A bebida tem ganhado espaço também pelos intensos estudos na área de saúde e fitoterápicos, que atestam a capacidade e potencial das ervas em promover benefícios ao corpo humano. Uma realidade indiscutível, já que a maioria dos medicamentos que utilizamos, vem de componentes extraídos da natureza.

Uma pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional revelou, recentemente, que o consumo de chá no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020. Durante a pandemia, a diminuição no consumo de refrigerantes e cafeína deram espaço para a busca de alternativas mais saudáveis.

 

Ouvindo a ciência

A busca por mais saúde no consumo de líquidos não é à toa. Você deve se lembrar de como sua avó falava de modo poderoso sobre as ervas ou se lembra das aulas na escola, de como os índios sempre se beneficiaram dessas plantas tão ricas em nutrientes essenciais.

Há muito tempo a ciência estuda as ervas e os resultados auxiliam no mercado de produtos orgânicos, cosméticos e remédios. Sabe aquela prateleira das farmácias, dedicada a ervas e fitoterápicos? Pois é, você vai encontrar muito potencial ali. 

Que tal acessar?

Plantas que você provavelmente não sabia que são comestíveis

Plantas medicinais usadas para combater problemas respiratórios

Por que se tornar vegetariano? Saiba os benefícios para a saúde e para o meio ambiente

 

O poder da ervas

Com tantas possibilidades e potencial, vamos às dicas de bons chás para aquecer a sua rotina de inverno e promover bem-estar ao organismo!

 

Chá verde

O chá verde auxilia no combate ao câncer e na perda de peso, devido seu efeito diurético no organismo. Ele é feito a partir da Camellia sinensis que também possui ação antioxidante e anti-inflamatória no corpo. Essa é uma das plantas que possui ação mais completa quando falamos em chá, sendo capaz até mesmo de contribuir no retardo do envelhecimento das células.

 

Gengibre

O  gengibre é uma raiz poderosa que auxilia no relaxamento do estômago e combate às náuseas e má digestão. Além disso, possui propriedades termogênicas e é um excelente anti-inflamatório, contribuindo na prevenção e tratamento de doenças como diabetes, pressão alta e refluxo. Uma boa dica na hora de preparar o seu chá de gengibre é adicionar limão, para intensificar o sabor.

 

Hibisco

O chá de hibisco é feito das flores da planta conhecida como vinagreira, no Brasil. Além de auxiliar no emagrecimento, a planta contém ácidos orgânicos, vitaminas e minerais, que ajudam no controle de doenças cardiovasculares e bom funcionamento do fígado.

 

Camomila

A camomila é uma das ervas mais tradicionais na produção de chás. As propriedades ansiolíticas e calmantes da planta são excelentes no relaxamento e melhoria do sono, além de promover benefícios digestivos. Se puder consumir o chá sem açúcar, melhor ainda!

 

Hortelã

Propriedades analgésicas e descongestionantes. A hortelã é uma das muitas ervas utilizadas nos tratos respiratórios. Ela auxilia na prevenção de resfriados, sintomas de asma e inflamações na garganta. Além disso, o poder calmante da planta também é bem conhecido e apreciado, principalmente no alívio de dores e relaxamento muscular.

 

Efeitos e benefícios

Os benefícios terapêuticos dos chás podem beneficiar muitas pessoas, desde os jovens e adultos até os idosos. Em praticamente todas as necessidades do organismo, há um chá que pode ajudar. Que o desafio seja as cólicas menstruais e TPM nas mulheres, a insônia ou má qualidade do sono decorrentes da rotina veloz que vivemos ou a indigestão e inflamações que acometem tantas pessoas. Acredite, há sempre uma solução em forma de ervas e plantas para você.

Impulsionar nosso sistema imunológico deve ser nosso objetivo ao se tratar de saúde e bem-estar. Mas lembre-se, especialistas também alertam que, se consumidos em quantidades inadequadas, alguns chás podem provocar efeitos colaterais como pressão baixa ou irritação estomacal, para citar alguns deles. Assim, consulte sempre seu médico e fique por dentro de seu estado de saúde para fazer boas escolhas.

E claro, conheça também o Phitóss para te ajudar nessa missão: um xarope fitoterápico à base de extrato seco de Hedera Helix, com eficácia comprovada contra a tosse seca ou carregada. Com ativos vegetais, ele é ideal para garantir mais qualidade e segurança no combate aos sintomas respiratórios.

Gostou do tema? Tem esse e muito mais para você, aqui, no blog Phitóss!

WordPress Image Lightbox Plugin