Mais tradicional que o próprio Papai Noel nas festas de final de ano, só o pinheirinho de Natal. Mas, e se fosse possível transformar qualquer planta aí da sua casa em uma linda árvore de Natal? Confira 4 modelos fáceis para dar um toque natural à decoração natalina deste ano
A pandemia virou o mundo de ponta cabeça e fez de 2020 um ano completamente atípico para todos nós. Muitas foram as vezes em que foi preciso respirar fundo para olhar a vida por um outro ângulo.
Passar a enxergar utilidade e beleza nas coisas simples do caminho era, ao mesmo tempo, encontrar esperança em meio a tantas mudanças repentinas. Foi quando o verbo transformar ganhou espaço na rotina e nos lares das famílias brasileiras.
E qual o espírito da sustentabilidade que tanto apreciamos senão a ideia de transformar o nosso planeta em um lugar melhor? Transformar materiais sem utilidade em algo funcional e bonito, transformar antigos hábitos negativos em atitudes responsáveis para preservar o meio ambiente…
Então por que não transformar as plantas que já existem em casa em uma árvore cheia de estilo e originalidade?
Com mais tempo para estar junto da família em casa, durante a quarentena, as buscas por “decoração de natal” começaram já em agosto e aumentaram em 110% no mês seguinte, segundo o Pinterest, a maior rede social de compartilhamento de fotos e inspirações.
Nada como boas ideias e um toque de criatividade, sempre mantendo o espírito de esperança e união, para descobrirmos que é possível ressignificar e reutilizar tudo, até mesmo um dos símbolos mais tradicionais das festas de fim de ano.
Se você é fã da tendência urban jungle, está pensando em inovar sem gastar muito e se preocupa em incorporar a sustentabilidade no dia a dia, leia o blog até o fim e confira nossa seleção criativa para usar plantas naturais na decoração de Natal.
Símbolo natalino
Perdendo apenas para o Papai Noel, a árvore de Natal é o segundo maior símbolo das festas de final de ano. As histórias são muitas e remontam a diferentes povos e culturas, mas acredite se quiser, o costume de enfeitar árvores é mais antigo que o próprio Natal.
Durante o festival da Saturnália, os antigos romanos rendiam homenagens a Saturno, o deus da agricultura, enfeitando seu templo com ramos das árvores a fim de atrair fartura nas plantações.
Acredita-se que a primeira pessoa a levar uma árvore de Natal para dentro de uma casa foi o fundador do protestantismo no século XVI, Martinho Lutero. Ao passear durante uma noite limpa pela floresta, Lutero observou o efeito das estrelas brilhando no topo das árvores e decidiu reproduzir a cena em sua casa usando uma árvore com uma estrela no topo, decorada com velas.
No entanto, o símbolo natalino só se tornaria popular em 1846, quando os membros da realeza, a Rainha Victoria e o príncipe alemão, Albert, junto de seus filhos foram ilustrados em torno de uma árvore de Natal no jornal de Londres.
Seja qual for a ideia original, a verdade é que o pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o frio do inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas – um verdadeiro símbolo de esperança.
Porque trocar a árvore de plástico por uma natural
Apesar de ser chamado de pinheirinho e possuir várias semelhanças, as árvores natalinas naturais mais utilizadas nos lares brasileiros em substituição àquelas de plástico, na verdade, são as ciprestes, criptomérias e tuias, espécies mais adaptáveis ao nosso clima tropical.
Assim como os pinheiros tradicionais, seu formato também é de cone, chegando a ter grande porte e longevidade quando plantadas no solo.
É por isso que substituir uma árvore artificial por uma outra natural vale ainda mais à pena quando se tem interesse em cultivá-la mesmo depois da festa de Natal.
Mas a ideia aqui é sair da caixinha e experimentar novos formatos natalinos, usando qualquer planta que você já tenha em casa para transformar o ambiente de um jeito mais original e personalizado.
Seja como for, vários são os benefícios de se ter uma árvore de natal natural em casa:
- São sustentáveis, pois ao invés de usar um produto derivado do petróleo, ou seja, o plástico, você está utilizando um enfeite natural;
- As plantas naturais consomem CO2 e produzem oxigênio, melhorando e controlando a umidade do ar;
- É biodegradável e não agride o meio ambiente;
- Algumas espécies de pinheiro possuem aroma agradável;
- E depois do Natal, você pode plantar a árvore no seu jardim.
Ideias inspiradoras para usar na decoração
É claro que a decoração não se resume apenas à árvore. Muitas plantas podem ser usadas no universo mágico do Natal, principalmente porque a base de cores natalinas varia entre tons de verde e vermelho. Por isso, aproveite para abusar das folhagens e espécies que você tem em casa e invista nos complementos vermelhos.
Flores como azaleia, piracanto, calistemo e antúrio são ótimas opções que podem ser usadas para compor a sua decoração natalina.
Outra sacada super legal é usar frutas desidratadas como substitutas das tradicionais bolas de enfeite da sua árvore de Natal. A composição com rodelas de laranjas ganha um ar totalmente cool e natural, se destacando entre o verde das folhagens.
#1.Palmeiras
Árvores tropicais como as palmeiras tipo Fênix são facilmente encontradas em diversas composições de paisagismo de salas, quartos, sacadas e varandas no design de interiores. Uma das principais vantagens da palmeira-fênix está na capacidade de adaptação da planta a ambientes com menos incidência de luz solar. Para ornar com o clima tropical, aposte em adereços feitos com piaçava trançada.
# 2. Guirlanda de suculentas
Outro elemento que merece destaque no plano natalino é a guirlanda natural. Muito charmosa, o enfeite de portas e janelas ganha um toque especial quando feito pelas próprias mãos. Basta selecionar algumas suculentas e organizá-las em uma fôrma de bolo ou pudim com um furo no meio.
# 3. Cactos e Suculentas
É claro que os queridinhos do estilo urban jungle não poderiam ficar de fora da nossa seleção. Os cactos e as suculentas em armações de madeira em formato de árvore ou envoltos pelo pisca-pisca e bolas decorativas dão um ar mais jovial e descolado para o clima natalino.
#4. Samambaias
Conhecidas por seu exuberante volume, as samambaias costumam deixar qualquer espaço parecendo uma verdadeira selva. Experimente entremear luzinhas de natal em suas folhagens e transforme a protagonista da sala em uma linda versão natalina selvagem. Trepadeiras e outras plantas suspensas também dão o mesmo efeito visual e podem deixar a ceia ainda mais interessante.
CONCLUSÃO
Depois de tantas sugestões que enchem os olhos, não é preciso pensar muito para fugir dos modelos artificiais, que além de caros, não contribuem em nada para um mundo livre de plástico e materiais não biodegradáveis que agridem o meio ambiente. Como vimos, diferentes espécies podem servir de inspiração para um novo conceito de arrumação natalina, basta colocar a criatividade para funcionar e transformar as plantas de casa ou do jardim em lindas peças de Natal.
Esse artigo foi útil? Continue acompanhando nossa página para conferir outros conteúdos.
Baixe agora O Guia Completo da Fitoterapia – Sua história, aplicação e curiosidades
Você também pode gostar de:
4 receitas de xaropes – simples e com alimentos que você tem em casa – para combater a tosse
4 opções naturais para usar na limpeza da casa sem poluir o meio ambiente