Conheça mais sobre a planta!
Você já ouviu falar sobre a hedera helix? A Hera, ou hedera helix, é uma planta de caule longo cujas folhas são muito utilizadas no tratamento de inflamações respiratórias agudas ou crônicas. Ela é utilizada como planta medicinal por suas capacidades relaxantes e expectorantes no corpo.
As plantas medicinais são consideradas como o principal recurso acessível no tratamento de doenças em todo o mundo e ainda são motivo de esperança no tratamento de muitas enfermidades. Como sabemos, cosméticos e medicamentos são, no fundo, substâncias retiradas da natureza. Esses componentes são estudados e testados pela ciência e auxiliam no tratamento de doenças e enfermidades dos mais diversos tipos.
Recentemente, foi noticiado pela Fiocruz, que o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) disponibilizou mais um benefício para a comunidade científica e a sociedade. Trata-se do banco de dados que reúne as informações bibliográficas disponíveis sobre plantas medicinais a partir do conhecimento tradicional. A iniciativa, segundo a matéria, tem como objetivo valorizar o conhecimento popular e a pesquisa etnobotânica a fim de estimular a repartição de benefícios com comunidades provedoras. Com certeza, um grande ganho para toda a sociedade!
Composição da planta
A hedera é utilizada principalmente na forma de extrato seco e em sua composição observa-se a presença de fenólicos, flavonoides (incluindo quercetina), saponinas, carboidratos, óleos essenciais e vitaminas E, C e A. Uma excelente combinação de ativos que realizam um ótimo trabalho no sistema imune de nosso organismo!
Benefícios para toda a vida
A hedera é uma planta muito versátil para o corpo. Ela está presente na composição de produtos de beleza, como cremes contra celulite e rugas, e em xaropes de farmácia para tosse. Também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação em forma de xarope, pomada, creme, shampoo, cápsulas ou para infusão. Dito tudo isso, vamos a algumas das indicações de tratamento que a Hedera Helix é recomendada:
Tosse produtiva
A planta tem ação expectorante no tratamento da tosse produtiva, ou seja, quando esta vem acompanhada de catarro nas vias respiratórias.
Bronquite
A hedera é utilizada no tratamento de inflamações respiratórias agudas ou crônicas, incluindo bronquite de origem viral, bronquite crônica e de sintomas frequentes de infecções do trato respiratório.
Inflamações
As inflamações no sistema respiratório podem causar complicações e afetar pulmões e brônquios. A eficácia da hedera contra esses desafios está em sua capacidade relaxante e de limpeza das vias.
Doenças do fígado
Os compostos alfa-hederina e as amidas presentes nas folhas de Hedera têm ação protetora do fígado contra o uso de medicamentos que são metabolizados nesse órgão. Eles atuam evitando dano hepático, prevenindo a sua deterioração e o surgimento de doenças no órgão.
Quer saber mais sobre saúde?
Ocitocina, o hormônio do amor e dicas para aumentar seus níveis
Conheça a alimentação ayurvédica e seus benefícios
Maus hábitos de hoje que podem prejudicar sua saúde amanhã
A importância da fitoterapia
Nesse mundo em que avançamos rápido e a cada dia, o mercado nota a importância que os valores naturais e ecológicos têm voltado a ter na vida das pessoas. O natural ganha mais valor que o artificial. Na alimentação, nas vivências diárias, nas embalagens e claro, também nos medicamentos.
Nesse sentido, os fitoterápicos têm ganhado muita notoriedade. A Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Estudos mostram que ela se originou na China, por volta de 3000 a.C. Realmente uma prática antiga e que tem demonstrado seu valor unindo ciência e conhecimento popular.
Phitóss é uma dessas soluções disponíveis. Um xarope fitoterápico, com eficácia comprovada, à base do extrato seco de Hedera Helix. O produto atua de forma segura e efetiva contra a tosse produtiva. E para os pequenos, contamos com Phitóss Kids, que possui facilidade na administração e sabor framboesa. Mas claro, lembre-se sempre de consultar seu médico antes de iniciar qualquer uso de medicação, para checar suas necessidades e a posologia mais indicada. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso blog completo e confira nossas matérias!