Além de delicadas, as pequenas árvores frutíferas se adaptam facilmente ao espaço restrito dos vasos e geram frutos igualmente saborosos aos das árvores de chão.
O simples cultivo de árvores nos permite desfrutar de um pequeno pedaço da natureza sem sair de casa, além de poder contar com a própria produção de frutos da época.
Se pra você ter um pomar sem quintal parecia difícil ou impossível, nós te provamos o contrário e, de quebra, ainda ensinamos quais são as espécies mais indicadas para o plantio em vasos, além de mostrar o passo a passo completo para preparar e plantar as arvorezinhas frutíferas e assim deixar o seu apartamento ou pequeno jardim ainda mais bonitos.
Ficou animado (a) com a ideia? Continue com a gente e confira quais são os cuidados necessários para que as suas mudas logo se transformem em lindas árvores cheias de deliciosos frutos.
1-Se atente para o tamanho do vaso
Ainda que algumas espécies de árvores consigam se adaptar melhor ao espaço dos vasos, é preciso se atentar para o tamanho do recipiente. Escolha um vaso que seja proporcional ao tamanho da muda e também projetando previamente o desenvolvimento da raiz e do caule.
Se você quer que a sua árvore cresça forte e vistosa, lembre-se sempre: quanto maior o vaso, maior o espaço para o desenvolvimento da muda. Sendo assim, plante-a em vasos a partir de 20 litros e que possuam, no mínimo, uns 40cm de diâmetro.
2-Cuidados básicos para cultivar árvores frutíferas
Além de proporcionar o crescimento em um espaço compatível com o tamanho da muda, você precisar saber que, apesar da facilidade no cuidado, alguns detalhes são importantes para o cultivo adequado das frutas caseiras.
Por exemplo, as árvores frutíferas necessitam indispensavelmente de 4 a 6 horas diárias da incidência direta da luz solar para um bom desenvolvimento, portanto, certifique-se de que o local escolhido para o vaso receberá a quantia necessária de luminosidade.
Outro ponto crucial para o crescimento da sua árvore é a rega, principalmente a primeira. Molhe o vaso até que a água esteja no mesmo nível do vaso, para que assim ela consiga retirar todo o ar que está presente na terra. Já as regas seguintes podem ser realizadas três vezes durante a semana, sem que a terra fique encharcada.
3-Melhores espécies de frutíferas para vasos
Algumas espécies de árvores frutíferas se adaptam melhor ao espaço limitado dos vasos. Por isso, se você ainda tem dúvidas na hora de escolher as frutas para cultivar em casa, nós separamos as mais comuns:
-
Acerola
-
Pitanga
-
Jabuticaba
-
Limão siciliano
-
Romã
-
Manga
-
Pêssego
-
Amora
4-Passo a passo para plantar sua árvore frutífera
Depois de aprender como a escolha do vaso e da quantidade necessária de luz solar e água para que sua frutífera se desenvolva bem, confira o passo a passo do plantio.
Para saber mais sobre a importância do vaso certo para o plantio e outras dicas de cuidado com a terra e drenagem da água, você encontra nesse post aqui.
Passo 1: Forre o fundo do vaso com a manta drenante para que a terra não escape pelos buracos do dreno, facilitando também a respiração da planta.
Passo 2: Cubra toda a manta drenante com uma camada de 5 centímetros de argila expandida.
Passo 3: Faça outra camada com um pedaço de manta drenante por cima da argila expandida.
Passo 4: Acrescente uma camada de terra até que a raiz da muda fique na altura correta: o início do caule deve ficar a mais ou menos três centímetros da borda do vaso.
Passo 5: Retire cuidadosamente o plástico que envolve o torrão para não danificar a raiz da planta e em seguida faça o replantio da muda no centro do vaso.
ATENÇÃO! Confira se a planta está centralizada para que a sua raiz se desenvolva corretamente.
Depois é só completar os espaços com mais terra sem ultrapassar o torrão, entre o espaço do tronco e a raiz da planta.
Passo 6: Dê leves batidinhas com as mão sobre a terra para uniformizar a superfície do vaso e, em seguida, espalhe cascalhos ao redor da planta para dar o acabamento.
Viu como é prático ter o próprio pomar em casa? Agora é só fazer a primeira rega da sua árvore e esperar a chegada dos deliciosos frutos.
Gostou? Bora se inscrever na nossa plataforma para conferir outros conteúdos, tirar dúvidas e se manter atualizado(a).