fbpx

A horta vertical é a grande aposta de quem tem pouco espaço em casa, ou, até mesmo, no apartamento, mas deseja ter temperos e hortaliças frescos sempre à mão.

A falta de espaço já não é desculpa para quem sempre sonhou em ter o próprio pezinho de alface ou manjericão em casa. Se você já pensou em dar mais vida ao lar com o verde das plantas e cultivar alimentos da forma mais natural possível, então esse post tem tudo o que você precisa saber.

Usando a técnica da horta vertical, que também tem a opção de ser suspensa, você mantém as plantas longe do chão, otimizando os espaços inutilizados das paredes e muros.

Portanto, se você quer ter um cantinho mais saudável, charmoso e tranquilo, esqueça aquela desculpa antiga de não ter espaço pra isso. Confira as dicas que preparamos para te ensinar a construir a própria horta vertical em casa, usando mecanismos simples, baratos e criativos.

 

1-Como preparar o ambiente para construir uma horta vertical

Um local bem arejado, com uma boa iluminação solar (de preferência, em que bata o sol da manhã), proporcionará maior vitalidade e condições favoráveis para as hortaliças, ervas e temperos crescerem na horta.

Já a irrigação deve ser feita no início da manhã, ou, então, no final da tarde, evitando que as plantas estejam expostas nos horários em que o sol está mais forte e para que possam absorver melhor a água e seus nutrientes.

2-A importância do vaso certo para o plantio

Escolhido o lugar com boa iluminação e ventilação para abrigar as suas plantinhas, é hora de definir o tipo de vaso em que elas serão plantadas.

Nesse momento, é importante pensar que a estrutura da horta vertical, fixada na parede ou no muro, deverá suportar o peso dos vasos ou recipientes que acomodarão as plantas. Sempre lembrando que eles receberão uma boa quantidade de terra e serão regados com frequência, ficando um pouco mais pesados.

Veja, abaixo, alguns exemplos:

Vasos comuns: Existem vasos feitos de cerâmica natural, plástico, cimento, madeira, vidro, metal, pedra ou revestidos com fibra sintética e jardineiras.

Vasos alternativos: O que vale aqui é a criatividade e o senso de reaproveitamento. São ótimas opções para quem deseja gastar pouco, ou para os amantes dos materiais recicláveis e reutilizáveis como garrafas PET, tubos de PVC, calhas, fibra de coco, caixotes de madeira e outros.

3-Cuidados com a terra e a drenagem

É necessário dar atenção especial ao sistema de drenagem no momento da irrigação para evitar o apodrecimento da raiz por conta do excesso de água.

Acrescente à primeira camada do vaso, elementos que ajudem a drenar a água, como pedras, pedaços de tijolo, argila expandida, ou faça pequenos furos no fundo.

Já no cuidado com a terra, coloque uma mistura de substratos e terra adubada, que podem ser comprados em casas especializadas ou preparados com húmus de minhoca e esterco animal.

4-Passo a passo para montar uma horta vertical em casa

  1. Escolha a estrutura que servirá de suporte aos vasos e que será fixada na parede ou ficará suspensa por fios de nylon, cabos de aço ou cordas. Você pode usar treliças, aramados, paletes, prateleiras, tubos de PVC, etc.

  1. Na primeira camada do vaso monte um bom sistema de drenagem para evitar o apodrecimento das raízes pelo excesso de água acumulado durante a rega. Coloque pedras, cascalhos, argila expandida, mantas de drenagem ou de bidim.

  2. Adicione, cerca de 5 cm da borda, a terra preparada ou o substrato. Despeje a terra com as mãos dando batidas suaves para que o solo não fique afofado e nem compacto demais.

  3. Retire a muda cuidadosamente do saco plástico, preservando a terra que estava dentro e corte o excesso da raiz.

  4. Abra um buraco na terra do vaso e encaixe delicadamente a muda.

  5. Depois de finalizar o vaso, pendure-o na estrutura fixada à parede ou suspenda-o. Repita os demais procedimentos em todos os vasos.

Como você pôde perceber, criar uma horta vertical em casa não tem nenhum segredo. Agora é só aproveitar o frescor da colheita para deixar as receitas ainda mais saborosas e, o melhor, sem sair de casa!

Gostou? Então se inscreva na nossa plataforma para conferir outros conteúdos, tirar dúvidas e se manter atualizado(a).

WordPress Image Lightbox Plugin