fbpx

A bebida preparada por meio da infusão de folhas, flores e raízes das plantas é conhecida mundialmente por ser uma grande aliada da saúde. Veja os chás benéficos

Chás benéficos para você. O chá está entre as bebidas mais consumidas no mundo, particularmente em países asiáticos e também na Inglaterra. Nestes locais, ele está presente nas culturas e rituais tradicionais que têm centenas de anos, como a cerimônia japonesa do chá e o famoso “chá das 5” da Rainha da Inglaterra.

Foi o chá, também, elemento simbólico do início da Revolução Americana em 1773, onde os colonos jogaram ao mar o carregamento da bebida de pelo menos 3 navios, como forma de protesto contra a taxação da Colônia Britânica que era considerada injusta.

chás benéficos 1

Apesar do cafezinho de bule ter preferência nacional quando falamos dos costumes brasileiros, não dá pra negar que o consumo de chás vem aumentando por aqui, especialmente com a chegada dos meses de inverno.

Seja pelo sabor, por suas propriedades terapêuticas, ou ambos, chá vai bem a qualquer momento, trazendo mais variedade ao nosso cardápio de bebidas e uma série de benefícios que hoje são cientificamente comprovados, dando respaldo à sabedoria popular em relação ao preparo, consumo e vantagens para a nossa saúde e bem-estar.

Convidamos você, agora, a saber um pouquinho mais sobre os chás benéficos e também conhecer algumas receitas que são ótimas para os dias mais frios.

Propriedades terapêuticas do chá

chás benéficos 2

Diversas são as substâncias presentes nas plantas usadas para fazer o chá. Sua preparação envolve a infusão de folhas, flores, cascas, raízes ou frutos na água quente, estando, portanto, ligada aos saberes milenares da fitoterapia

Deste modo, os benefícios para a saúde são muitos: desde o efeito calmante, à aceleração do metabolismo para uma boa digestão, emagrecimento e desintoxicação, como a redução dos níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim), fortalecimento do sistema imunológico, ação expectorante e até como forma de prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer.

Mas vale a ressalva: chás de saquinhos ou de caixinha vendidos no mercado não passam apenas de produtos alimentícios.

Os chás benéficos com verdadeiras propriedades medicinais devem ser consumidos ainda quentes e são encontrados em lojas especializadas como empórios, feiras, farmácias de manipulação ou mesmo cultivados no quintal de casa.

> Baixe o infográfico “Plante a boa saúde: Conheça ervas e plantas para cultivar em casa como verdadeiros remédios naturais”

O preparo correto da bebida é fundamental   

A preparação por infusão não tem nenhum grande mistério, é verdade. Mas é preciso, sim, seguir corretamente o passo a passo para não perder os princípios ativos contidos nas plantas.

Basicamente, o método de infusão consiste em adicionar água pré fervente (e não fervida!) – temperatura média de 80°C – sobre a parte da droga vegetal devidamente triturada.

Deixe a erva em contato com a água por 10 minutos e beba em seguida. 

O ingrediente principal só será fervido quando raízes e especiarias como gengibre, canela, cravo forem usadas. Nunca para folhas frescas.

Existe, também, uma proporção correta de erva e de água para que a bebida seja agradável de tomar e ofereça os bioativos para nossa saúde.  É importante seguir as recomendações e doses descritas na embalagem.

Se o chá for preparado com bebidas mistas, por exemplo, recomenda-se de 11 a 13 g do mix de ervas por litro de água. 

Agora, para que você possa tirar melhor proveito da bebida, separamos 4 receitinhas práticas de chás benéficos com combinações de diferentes sabores – conhecida como blends – pode ser um combo com  inúmeros benefícios para a saúde, além de acalentar a rotina nos dias frios. 

#1 Chá de gengibre com hortelã

4 colheres de gengibre macerado
1 limão
½ pau de canela
3 folhas de hortelã
700 ml de água.

Preparo: 

Adicione o gengibre, a canela e metade do limão com a casca à água pré fervida. Aguarde de 5 a 10 minutos e adicione as folhas de hortelã. 

Benefícios: 

Esse é um chá energético, pois o gengibre ativa o metabolismo e tem ação termogênica, regulando a temperatura corporal. Possui propriedades anti-inflamatórias, além de prevenir a gripe e doenças respiratórias graças ao hortelã. A combinação dos ingredientes aumenta a imunidade, por isso é excelente para o inverno.

#2. Chá de erva-cidreira e limão

2 xícaras de chá de água
1 laranja
1 colher de chá de mel
suco de ½ limão
pedaços de erva cidreira

Preparo: 

Pré ferva 2 xícaras de água e a erva-cidreira com o suco da laranja e limão juntamente com suas cascas. Por fim, coloque mel a gosto. 

Benefícios: 

Ideal para ser tomado após refeições já que é um chá com um poderoso poder digestivo. Além disso, promove o bem estar e alivia cólicas e dores de cabeça. 

#3. Chá de hibisco com gengibre

2 colheres de sopa de flor de hibisco seca

2 colheres de sopa de gengibre ralado

700 ml de água

Preparo: 

Pré ferva a água e adicione o gengibre. Tampe por 5 minutos. Depois, apague o fogo e adicione o hibisco. Mantenha a panela tampada por mais 5 minutos, coe e sirva. 

Benefícios: 

O hibisco é conhecido por seu grande efeito diurético, combatendo a retenção de líquidos além de auxiliar no emagrecimento graças às suas diversas substâncias antioxidantes, em especial, as antocianinas, que contribuem para evitar o acúmulo de gorduras no organismo.

#4. Chá de anis estrelado com gengibre, gojiberry e tomilho

5 unidades de anis estrelado

1 pedaço de gengibre

1 punhado de gojiberry

1 colher de chá de tomilho

700ml de água

Preparo: 

Pré ferva a água, adicione o anis estrelado e o gengibre. Tampe por 5 minutos. Desligue o fogo, adicione o gojiberry e o tomilho, mantenha a panela tampada por 5 minutos, depois é só coar e servir! 

Benefícios:

O gojiberry é uma fonte abundante de vitamina C, que possui efeito antioxidante, além de ser rico também em vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e muscular. A combinação de tomilho e gengibre possui tanto propriedades digestivas, como anti-inflamatórias, prevenindo gripes e resfriados.

CONCLUSÃO

Como vimos, o chá pode ser apreciado em qualquer época do ano, especialmente quando as temperaturas do termômetro despencam, pois é justamente no frio que alimentos e bebidas quentes exercem a importante função de aquecer e nutrir o corpo, promovendo uma sensação maior de conforto e bem estar.

Graças à sua poderosa ação termogênica, os chás benéficos são excelentes para aumentar de forma natural a temperatura do corpo, deixando nosso organismo mais forte, ativo e saudável para encarar a perda natural de calor e o aumento de doenças que se proliferam no clima gelado.

Essas são algumas entre muitas outras razões pelas quais  a categoria da bebida milenar à base de plantas, cascas e raízes vem conquistando novos consumidores que buscam incluir elementos mais saudáveis em suas rotinas. Saborosos, tranquilizantes e indicados para combater diversos problemas de saúde, o preparo de chás deve ser um hábito cada vez mais cultivado para o bem-estar em todas as idades.

Esse artigo foi útil? Continue acompanhando nossa página para conferir outros conteúdos.

Baixe agora o “Guia funcional para combater problemas respiratórios no frio” desenvolvido pelo Phitóss

Você também pode gostar de: 3 Dicas para Aliviar a Ansiedade de Forma Natural

Compre Phitóss. Clique aqui!

Até a próxima leitura!

WordPress Image Lightbox Plugin