fbpx

As plantinhas que ajudam na qualidade do ar, no Blog Phitóss da semana!

 

Quem não aprecia aquela sensação de frescor: limpeza, ar puro, sensação de renovação e leveza. Pois é, nossa casa sempre tem a missão de transmitir essas boas sensações e fazemos de tudo para que a rotina continue assim. Chegar do trabalho, depois de um dia cansativo ou curtir o final de semana com paz e silêncio, é super importante para mente e pro corpo, e uma casa com ambientes agradáveis pode proporcionar isso.

Paisagistas e designers de interiores sempre reforçam a importância dos ambientes em nossa saúde e bem-estar. A iluminação, a ventilação, as cores dos móveis, as texturas, os materiais utilizados… tudo isso afeta nossa forma de percepção dos espaços e têm o poder de modificar nosso humor e intensificar ou aliviar sintomas de estresse, ansiedade e cansaço.

Assim, fazer boas escolhas, levando em conta personalidade, estilo de vida e investimentos a serem feitos nessa área, vai permitir que sua sala, quarto, varanda, cozinha e até mesmo banheiro, seja uma extensão do seu jeito de ser.

 

O poder das plantas

E quando se trata de decoração, estudos mostram, cada vez mais, o poder das plantas. Em matéria publicada pela Casa Vogue, uma pesquisa no Reino Unido comprovou a teoria científica. Para 60% dos entrevistados pelo site The Joy of Plants, responsável pelo estudo, a companhia das espécies faz com que eles sintam uma maior felicidade dentro do próprio lar. Além disso, mais da metade disse se sentir mais produtivo por estar cercado de plantas.

Isso faz muito sentido, pois pesquisas mostram o quanto nossa conexão com o meio ambiente aumenta a oxigenação do cérebro, nos faz diminuir o ritmo frenético da vida moderna, além de auxiliar na respiração de um mais puro e livre de toxinas.

Especialistas também dão dicas sobre a quantidade: quanto mais, melhor. Se você realmente quer deixar a casa bem fresca, não adianta adquirir apenas uma ou outra plantinha. O volume importa. Portanto, utilize bem os espaços: aposte em vasos de tamanhos diversos, aproveite as áreas com terra natural, use as beiradas de janelas e adquira suportes para uso na vertical. 

 

Espécies mais indicadas

Agora que já sabemos dos benefícios, vem a questão: quais são algumas das espécies de plantas que são mais indicadas para o frescor diário da casa? Vamos a elas:

 

Azaleia

Cheia de vida e com lindas flores coloridas, a Azaleia é uma planta de origem chinesa que remove o formol do ar — elemento que pode ser prejudicial à saúde e é bastante aplicado em móveis de madeira.

 

 

Antúrio

A espécie sempre está na lista de indicações dos especialistas. A planta reforça a sensação de frescor e ajuda a melhorar a qualidade do ar em ambientes internos. Com folhas brilhantes e cheia de cores, o Antúrio também pode trazer um toque diferente e ousado para a decoração.

 

 

Palmeira-bambu

As palmeiras absorvem compostos químicos liberados pelos tecidos das roupas, por isso é ótima para ser colocada ao lado de armários, principalmente em dormitórios.

 

 

Jiboia

A planta é capaz de purificar as impurezas do ar e é uma ótima opção para trazer refrescância e leveza aos ambientes. A Jiboia é fácil de cuidar e pode ficar tanto em vasos no chão, quanto em pendentes.

 

 

Gérbera

Além de uma beleza inigualável, as gérberas purificam o ar e ainda ajudam a combater a insônia. Com certeza, seu sono agradece, vale colocá-las no quarto.

 

 

Que tal ler mais sobre plantas no Blog Phitóss:

5 plantas e 5 dicas que vão ajudar você que tem dificuldade em dormir

Plantas que você provavelmente não sabia e que são comestíveis

Plantas medicinais usadas para combater problemas respiratórios

 

Cultivo adequado

Agora que você já conferiu as dicas de espécies que são mais indicadas para manter a casa fresca, lembre-se de alguns passos que podem ajudar a mantê-las saudáveis e sempre belas. Afinal, o cultivo adequado é essencial para manter os resultados e o frescor dos ambientes.

É necessário manter as plantas sobre a terra úmida e fresca. Faça regularmente a irrigação com uso de borrifadores. As podas devem ser feitas periodicamente, retirando galhos e folhas secas e doentes ou ramos que se entrelaçam ou esbarram uns nos outros. Antes de adquirir determinada espécie, pesquise sobre esses cuidados e peculiaridades que você deverá ter.

Através desses cuidados, você irá garantir que as plantas ajudem a trazer mais produtividade, leveza e frescor ao seu lar. Vamos lá? Conte com Phitóss nesse objetivo! Tem muito conteúdo e informação de confiança aqui em nosso blog!

WordPress Image Lightbox Plugin