fbpx

Com ideias criativas, simples e econômicas, dá pra aliviar a sensação térmica dos meses de verão e ainda economizar uma grana com a conta de energia no final do mês. 

Se já nos meses de inverno, as temperaturas chegam a beirar a casa dos 35 graus em grande parte das regiões norte, nordeste, centro e sudeste (e até em algumas cidadezinhas do sul!), não fica nada difícil prever como será a chegada do verão por aqui. 

Quando a onda de calor bate no Brasil, ahh, pode esperar, ela bate e bate com tudo! 

Os termômetros das calçadas disparam, o volante do carro pega fogo e começa a escorrer bicas de suor na camiseta. E a única coisa que o brasileiro deseja, é encontrar um jeitinho de encarar a rua, o busão na ida para o trabalho, os exercícios físicos na academia e principalmente os afazeres dentro de casa nos dias secos e quentes.

De acordo com levantamento realizado pelo Cuponomia, site de cupons de desconto e cashbacks, entre o início de agosto e setembro de 2020, a busca por aparelhos ar-condicionado aumentou em  222%, enquanto os ventiladores tiveram alta de 182%, nas principais lojas de varejo online do país.

No entanto, como vimos no artigo anterior publicado aqui no blog (se você ainda não leu, corre lá pra conferir!), o uso constante dos aparelhos resfriadores de ar pode resultar em sérias inflamações e crises respiratórias. [linkar artigo- Como evitar problemas respiratórios no verão]

Isso acontece porque durante o processo de resfriamento do ambiente, os aparelhos eletrônicos de ar provocam variações bruscas e choques de temperatura no organismo, diminuindo a umidade do ar, ocasionando uma significativa piora nos quadros de rinite alérgica, gripe, resfriado, sinusite e outras doenças que aparentemente seriam comuns ao inverno. 

Então, se você quer saber como sobreviver ao calor sem se dar mal com os estragos provocados pelo ar-condicionado, confira 3 truques moleza pra se refrescar e amenizar a sensação de desconforto dos dias quentes de um jeito esperto e econômico.

#1. Coloque a roupa de cama no congelador

Não, você não leu errado. Apesar de parecer uma ideia completamente maluca, experimente deixar os lençóis e fronhas dentro do freezer por alguns minutos antes de ir dormir. A gente garante que dá certo e que você vai poder sonhar o sonho dos justos depois de colocá-la em prática.

Basta colocar os lençóis limpos e secos em um saco hermético limpo – aqueles usados para congelar comida sabe? -, para evitar que o cheiro da geladeira passe para o tecido e que a roupa de cama tenha contato com os alimentos e depois colocar dentro do congelador de 5 a 10 minutinhos. Não precisa ficar muito mais que isso! Depois é só esticar o lençol na cama, e pronto! 

É claro que eles não vão se manter fresquinhos durante a noite toda, mas só de poder deitar na cama fresquinha já ajuda bastante a se livrar do calorão na hora de pegar no sono.

#2.Faça a egípcia

Fazer a egípcia nesse caso não tem nada a ver com o carão de paisagem que a maioria das pessoas fazem na hora de passar por uma situação embaraçosa. Na verdade, estamos falando de um truquezinho usado pelos egípcios já na civilização antiga, época em que os ventiladores e ares-condicionado não existiam. 

E a forma que os descendentes dos faraós encontraram pra resolver esse problema foi umedecer e   usar toalhas molhadas como cobertores pra se refrescar um pouco. Eu disse um pouco! Se você for adotar esse método, lembre-se de fazê-lo com moderação, e durante o dia. A gente sabe que roupa molhada no corpo e umidade por longos períodos não fazem bem à saúde. Não queremos ninguém doente aqui! Por isso, primeiro forre o colchão com um plástico, ou outras toalhas, para evitar que a cama fique molhada e que a umidade do colchão cause outros prejuízos.

#3.Durma à moda nordestina

Oxente! Que os donos das praias mais paradisíacas do Brasil teriam uma solução esperta e arretada pra lidar com o calor, a gente não duvida. Como é de costume, os brasileiros do Norte e Nordeste, que estão acostumados a lidar com o calorão não só nos meses de verão, mas praticamente o ano inteiro, gostam de armar a rede pra relaxar durante o dia, mas também pra dormir à noite. O esquema é aquele das aulas de química, o ar frio desce e o ar quente sobe e a rede facilita a passagem desse ar, já que fica um pouco suspensa, mas ainda próxima ao chão. É claro que a gente pega o embalo dessa sabedoria popular e arma nossa rede pra balançar bem longe do calor. 

Ou seja…

Deu pra perceber que quem coloca a criatividade pra funcionar não passa apertado nunca, né? Seja pra ficar longe das crises respiratórias causadas pelo uso dos aparelhos eletrônicos de ar, pra dar aquela economizada na conta de energia do final do mês ou pra não sobrecarregar o meio ambiente com o uso irracional dos recursos naturais, é possível e fácil mandar o calor pra bem longe. Basta aproveitar algumas coisas que já temos à mão em casa e ouvir a sabedoria popular.

Esse artigo foi útil? Continue acompanhando nossa página para conferir outros conteúdos.

Baixe agora O Guia Completo da Fitoterapia – Sua história, aplicação e curiosidades

Você também pode gostar de:
Desvendando a fitoterapia: Aplicação e curiosidades do uso medicinal das plantas

Saiba quais são as plantas medicinais e os fitoterápicos oferecidos de graça pelo SUS

WordPress Image Lightbox Plugin