fbpx

Brincadeiras que envolvem elementos da natureza propiciam maior desenvolvimento cognitivo, melhora da saúde respiratória e incentivo à uma infância com criatividade e educação ambiental.

 

De acordo com a pesquisa Infância Plastificada: O impacto da publicidade infantil de brinquedos plásticos na saúde de crianças e no ambiente, estima-se que 90% dos brinquedos do mundo são feitos a partir de materiais plásticos. A estimativa é de que 1,38 milhão toneladas de brinquedos de plástico serão produzidos no Brasil entre 2018 e 2030.

Qual a consequência direta disso para nossas crianças e o futuro ambiental?

Devido à mistura de materiais em sua composição, é pouco provável que brinquedos de plástico possam ser reciclados, produzindo uma enorme quantidade de lixo no meio ambiente a longo prazo.  Além disso, brinquedos de plástico podem conter também substâncias tóxicas e, portanto, nocivas para as crianças, podendo, inclusive, causar problemas hormonais e até câncer.

Além do que o “transtorno de déficit de natureza” serve de alerta para nós adultos sobre o estilo de vida contemporâneo que tem levado nossas crianças a crescer distantes do meio ambiente e de seus  processos de vida, gerando vários problemas físicos e mentais – como um menor uso dos sentidos, dificuldades de atenção na escola, índices elevados de doenças mentais, maior taxa de miopia, obesidade adulta e infantil, deficiência de vitamina D, entre outros.

Déficit de natureza: será que seu filho sofre desse mal?

Portanto, possibilitar uma infância livre, lúdica e saudável para nossas crianças tem sido urgente e, por isso mesmo, objeto de diferentes estudos e também do esforço empreendido por mães, pais, avós, educadores e ambientalistas que se dispõem a conectar-se com diferentes ferramentas didáticas para a construção de um futuro melhor para os pequenos de todas as idades.

Afinal, estamos falando de uma geração que já nasceu imersa na tecnologia do mundo digital, o que torna ainda mais desafiador o exercício educativo de aproximar as crianças dos espaços verdes através do brincar, propiciando o seu desenvolvimento ao mesmo tempo em que nos preocupamos em cuidar e preservar também o meio ambiente.

 

 

 

É possível se divertir sem plástico?


Com certeza! Brincadeiras com elementos da natureza, como galhos e folhas caídos no chão, sementes encontradas no jardim, a própria terra, tecidos e etc, são uma ótima maneira dos pais e responsáveis incentivarem a criatividade da moçadinha, trazendo pra roda de conversa o tema da sustentabilidade, além de contribuírem para o desenvolvimento das crianças e a saúde do próprio meio ambiente, deixando-o livre de plásticos e outros materiais sintéticos que podem levar até 400 anos para se decompor na natureza. 

Gandhy Piorski, pesquisador da infância, afirma que uma criança que brinca com materiais naturais está diante de uma oportunidade riquíssima de aprendizado, aprendendo a se expressar em diferentes linguagens, explorando seus próprios sentidos, desenvolvendo habilidades motoras e de criação que se dão através do criar, fazer, construir… Isso tudo ajuda a fortalecer elos na relação dos pequenos com o mundo que está à sua volta.

Ou seja, estimular hábitos mais sustentáveis na vida de nossas crianças deve dialogar, também, com o estilo de vida no qual nossos filhos estão inseridos desde os primeiros anos da infância, para que essa vivência seja o mais natural possível. 

 

 

 

Porquê optar por um brinquedo mais verde, sustentável e saudável

  • Tem propósito formativo, que promove e incentiva a criatividade por meio do livre brincar.
  • Não oferece riscos, como toxicidade à criança ou ao seu meio.
  • É desenhado para conter materiais apropriados.
  • Tem um ciclo de vida longo, que preza pela durabilidade e reciclabilidade.
  • Idealmente é biodegradável – após cumprir sua função, pode ser consertado.

    Fonte: Lunetas/GPQV/UFSCar

Agora que você já tem boas razões para abolir gradativamente o consumo de plásticos da infância dos seus filhos, que tal conferir algumas alternativas para realizar brincadeiras sustentáveis, saudáveis e ambientalmente positivas, e que podem ser facilmente criadas com elementos encontrados na própria natureza ou até mesmo dentro de casa? Veja a lista que preparamos especialmente pra você:

COLEÇÃO DE TOCOS DE MADEIRA, GALHOS, PEDRAS, CONCHAS, CASCAS DE ÁRVORE, CORDA…
Enriquecem a capacidade e o potencial criativo das crianças.

TERRA, AR, ÁGUA E FOGO: UTILIZANDO OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA
Plantar uma mudinha no jardim, criar uma hortinha no quintal de casa, cavar túneis na terra ou na areia, assar alguns legumes na fogueira, fazer barquinhos de papel e navegá-los na bacia com água…

 

 

 

EXPLORANDO OS UTENSÍLIOS DA COZINHA
Dar asas à imaginação e transformar utensílios da cozinha em brinquedos criativos que tenham um novo significado.

 

 

 

BRINQUEDOS DE MADEIRA
Além do valor artesanal, os brinquedos em madeira ganham também contornos afetivos, já que fazem parte da infância de muitos pais e podem gerar histórias de boas lembranças. 

 

 

 

Concluindo…
Desenhar um futuro sem plástico e mais próximo à natureza pode ser um desafio e tanto. Por isso, a intenção deste artigo é muito mais uma forma lúdica de estimular em nós, adultos e crianças, a criatividade e as muitas possibilidades que o contato com o meio ambiente e seus elementos naturais nos proporciona. E, assim, repensar, recriar, reciclar e rever nossos hábitos de consumo e tornar a vida dos nossos filhos (e a do planeta!) mais sustentável e saudável. 

Você pode contar sempre com Phitóss, o xarope fitoterápico, à base da planta hedera helix, com ação mucolítica, indicado para o tratamento de resfriados comuns e o alívio da tosse seca ou produtiva.

O fim da tosse começa com Phitóss.

São lições como essa que nós do Phitóss acreditamos e procuramos apoiar através do desenvolvimento do fitoterápico para uma saúde e cuidado natural de toda a família.

 

 


Esse artigo foi útil? Continue acompanhando nossa página para conferir outros conteúdos. 

Baixe agora O Guia Completo da Fitoterapia – Sua história, aplicação e curiosidades

Você também pode gostar de: 

Como aproveitar a primavera para brincar na natureza

Déficit de natureza: será que seu filho sofre desse mal?

WordPress Image Lightbox Plugin